Ações de educação do campo são apresentadas aos novos gestores municipais

07/02/2013

A equipe de Educação do Campo do Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza neste mês de fevereiro uma série de vistas técnicas aos municípios de Riachão do Jacuipe, Nordestina, Monte Santo, Itiúba, Quijingue Retirolândia, Valente, Conceição do Coité, Araci, Pintadas e Nova Fátima.

Na oportunidade os projetos Conhecer Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura serão apresentados aos novos gestores e entidades ligadas a processo de educação do campo como Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Conselhos Municipais de Educação com intuito de reforçar o compromisso das organizações e poder público com a s ações de educação do campo.

As visitas buscam fortalecer o debate sobre educação do campo nas jornadas pedagógicas dos municípios do semiárido baiano e discutir a participação dos municípios na elaboração das Conferências Municipais de Educação neste ano visando Conferência Nacional de Educação a ser realizada em 2014.   

O trabalho de educação do campo do MOC é considerado uma experiência de sucesso, que promove a participação social e valoriza o semiárido, envolvendo as crianças, os/as educadores/as e a comunidade. As ações dos projetos CAT e Baú de Leitura trabalham numa perspectiva de valorização dos sujeitos e do contexto onde vivem. Temáticas relacionadas ao campo, como agricultura familiar, agroecologia, meio ambiente, segurança alimentar, água e outras como gênero, comunicação e cultura são trabalhadas com o objetivo de fortalecer a identidade das pessoas e promover a cidadania.

O Cat
- Começou a ser pensado pela equipe de educação do MOC no ano de 1993, após pesquisa realizada junto a jovens e adultos atendidos pelo o programa de alfabetização, que identificou que 65% dos participantes do programa já haviam frequentado a escola tradicional, entretanto continuavam analfabetos, pois abandonavam as aulas devido à metodologia empregada pela escola não dialogar com as suas vivências, o que terminava por gerar muitas dificuldades.  
A sigla CAT expressa à metodologia do projeto.  “Conhecer e verificar a realidade em que o aluno está inserido. A partir das informações é possível analisar melhor proposta pedagógica a ser aplicada, visando transformar as dificuldades em possibilidades de convivência com o semiárido

Baú de Leitura
- O Baú tem a finalidade de difundir práticas de leitura lúdica, valorizando o saber popular e a literatura, de modo a contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel sócio-político, fortalecendo políticas públicas de educação. Seus objetivos são: criar oportunidades de exercício de diversas leituras e despertara auto-estima, a criatividade e a sensibilidade através  da leitura. As atividades do Baú de Leitura se destinam a crianças e adolescentes, suas famílias, educadores e à toda à sociedade interessada no desenvolvimento da cidadania.
O Baú permite que crianças sejam estimuladas para a leitura com prazer. Cabe aos educadores fazer uma seleção apropriada à faixa de idade e promover leituras contextualizadas, reconhecendo os aspectos culturais importantes na comunidade e no mundo. Outro elemento importante do Baú é ser motivador do aprender na escola, auxiliando o contato com as
palavras, os números e todas as linguagens, incluindo o desenho, o teatro e a música.


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