Experiência do MOC ganha destaque em Seminário Internacional

28/01/2013

Apresentada pela coordenadora da Equipe de Educação do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Vera Carneiro entre os dias 12 e 18 de janeiro, a experiência de educação contextualizada dos projetos Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura do Movimento de Organização Comunitária (MOC), foi destaque no seminário Wer Wissen hat,Lasse Andere ihr Licht daran entzunden (Quem tem conhecimento deixe sua luz iluminar os outros) realizado pela Horizzont 3000 em parceria com a Associação dos Médicos da cidade de Aarau na Suíça.

O evento ocorreu nas cidades de Viena na Áustria e Zurique Suíça e discutiu o contexto da educação no Brasil e em alguns países da Europa.

O trabalho do MOC teve grande destaque no evento, os participantes  que conheciam brevemente a instituição, através do filme Por um Sertão Justo, produzido pelo austríaco Niko Mylonas, puderam conhecer melhor  as ações da entidade nos campos da educação contextualizada e a convivência com o semiárido.


Entre os pontos abordados durante o seminário, destacaram-se o cuidado com a infância no Brasil e a importância da existência de órgãos de direitos, como o Conselho Nacional de Direitos da Infância (CONANDA), e também o estatuto da criança e do adolescente.
 

“Eventos como este são importantes para a valorização das ações desenvolvidas pelo MOC em parceria com os municípios, gerando reconhecimento em âmbito nacional e internacional”, afirmou Vera Carneiro

Entidades parceiras, que contribuem para a execução de projetos do MOC como a Omicrom e a Horizont 3000 e ICEP também foram visitadas pela coordenadora Vera Carneiro. Seus representantes estiveram reunidos, com o objetivo de discutir sobre as ações do MOC e alternativas que possam contribuir para fortalecer parcerias.


DOWNLOAD DO ANEXO