MOC finaliza a execução do P1MC

22/01/2013

Após 11 anos de atuação, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) encerra neste mês de janeiro sua participação como executor do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). A entidade executa o programa desde seu início no ano de 2003 e neste período teve seu trabalho de incentivo a convivência com semiárido reconhecido pela (ONU) Organização das Nações Unidas, através do Prêmio Anu no ano de 2010.

Dentre os inúmeros avanços conseguidos pelo programa estão à melhoria da qualidade de vida das pessoas e das crianças do semiárido que têm tido mais tempo para os estudos e também a qualidade da água da cisterna tem garantido a diminuição de doenças como disenteria, cólera, hepatite e a esquistossomose.


O P1MC -Financiando pelo Governo Federal O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) que integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido foi iniciado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) no ano de 2003. Desde então, o Programa vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do semiárido, através do fortalecimento da Sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual.  O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida, com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas. Até janeiro de 2013 o programa já construiu 419.178 Cisternas rurais construídas.

Dona Joanice de Souza Nascimento, mãe de oito filhos, moradora da comunidade de Nova América no Município de Valente fala das mudanças  trazidas pelo P1MC: “Antigamente era muito difícil, pegava água de madrugada, longe, uma água barrenta, cheia de bagaço, que era coada... Mas agora, depois que ganhei essa cisterna posso dizer que mudou a minha vida da água para o vinho, está tudo beleza, tudo sossegado, até me sobra mais tempo, se pudesse, queria mesmo era dormir em cima da cisterna”,
Ela relata também a melhoria na alimentação da família. “A chegada da cisterna traz uma mudança total na vida da gente, hoje tem água na porta de casa, rapidinho, que facilita para cozinhar, beber e até a nossa alimentação melhorou, com a água limpa tudo é de qualidade. Antigamente cozinhava um arroz, o arroz saia preto, devido à água suja, mas hoje fica branquinho e sei que é saudável, estou muito feliz”, finaliza.

Programa Uma Terra e Duas Águas P1+2 - Após anos de participação no P1MC, em 2013, O MOC passa a executar o Programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2) que visa à construção de tecnologias sociais de captação de água, como barragem subterrânea, cisterna-calçadão, cisterna de enxurrada, tanque de pedra, barreiro trincheira e bomba d’ água popular. O objetivo deste programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos e criação de animais.

O P1+2 integra Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido desenvolvido pela ASA. O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.
Entre os critérios para seleção da família que participa de programa estão Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC, mulheres chefes de família, famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade, crianças e adolescentes frequentando a escola, adultos com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de necessidades especiais.



DOWNLOAD DO ANEXO