III Intercâmbio de Crianças do Semiárido terá como tema a valorização da cultura negra

12/11/2012

Para reunir crianças de municípios do semiárido baiano, incentivando a troca de saberes e experiências, será realizado pela terceira vez consecutiva na Universidade Estadual de Feira de Santana, o III Intercâmbio de Crianças do Semiárido.

O evento irá acontecer no dia 23 de novembro, na semana em que é celebrado o dia da Consciência Negra e terá como tema a valorização da cultura negra. Serão realizadas atividades sobre história, dança, brincadeiras e apresentações relacionadas à cultura africana e do povo negro.

Uma realização do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e UEFS o intercâmbio vai reunir cerca de quarenta crianças , estudantes de escolas do campo, onde são desenvolvidos projetos como o Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura, para participar de rodas de conversas e oficinas de contação de histórias e dança afro.

As crianças vão apresentar as experiências dos seus municípios, abordando a temática da valorização da cultura negra e todas as atividades do intercâmbio estarão voltadas para esse tema, com o objetivo de promover a troca de saberes e o conhecimento sobre a raça e a etnia, que é um dos pilares da formação do povo brasileiro.

A oficina de dança afro será a novidade dessa edição do intercâmbio. Ministrada pela professora de biodança e psicopedagoga Dilma de Souza, a atividade vai propor para crianças conhecer mais sobre as músicas e danças africanas, e aprender sobre  a história e as expressões corporais e culturais da cultura negra.

Durante o III Intercâmbio  de Crianças do Semiárido haverá também uma apresentação de samba de roda, de artistas da região de Feira de Santana.


DOWNLOAD DO ANEXO