VIII Enconasa vai discutir superação da pobreza e construção da cidadania

01/11/2012

De 19 a 23 de novembro será em realizado no SESC, na cidade de Januária em Minas Gerais o VIII Enconasa (Encontro Nacional da Articulação no Semiárido). Com o tema Convivência com o Semiárido Brasileiro - Trajetórias de Luta e Resistência para Superação da Pobreza e Construção da Cidadania, este EnconASA terá um papel fundamental para a redefinição de estratégias e rumos da ASA nos próximos anos.


Realizado a cada dois anos, o evento promove um intercâmbio de conhecimentos e valores entre as populações difusas que lutam para construir um Semiárido com acesso à água, à terra e a uma vida digna. Na sua programação está prevista caminhada, feira, visitas às experiências de convivência com o semiárido, oficinas temáticas, mesa-redonda, entre outras atividades.

O tema - O tema “Trajetórias de luta e resistência para a superação da pobreza e construção da cidadania” tem o papel de estimular nos participantes do VIII EnconASA uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, a partir das trajetórias de luta e resistência dos territórios de atuação da ASA, na perspectiva da construção de um projeto de desenvolvimento sustentável, que supere a pobreza e promova a cidadania.

A expectativa é que o encontro seja um momento de reconhecimento das ações e reflexão da caminhada da ASA, de diálogo com o governo federal sobre os grandes desafios como desigualdade, fome, mudanças climáticas e proposição de novas ações no campo da convivência com o semiárido.

Perpassando a temática geral, serão debatidos ainda temas como: água, território, soberania alimentar, educação do campo, comunicação popular, gênero e economia solidária serão pautas durante as discussões e atividades o encontro. Mais informações sobre o evento poderão ser acessadas através do site do VIII EnconASA e das redes sociais. Basta clicar no endereço eletrônico: www.oitavoenconasa.org.br, ou através do Facebook/articulaconosemiarido.



DOWNLOAD DO ANEXO