Experiências de juventude rural serão exibidas em episódios no Canal Futura

26/10/2012

Nos dias 25 e 26 de outubro serão apresentadas em exibição pública as histórias dos jovens Lucineuma Soares, Cristiele Carneiro, Raildo Carlos e Janete Simões dos municípios do semiárido baiano: Retirolândia e Queimadas.

Esses jovens fazem parte de grupos de jovens e estão apresentando as suas experiências através de vídeos produzidos pelo Canal Futura em parceria com a Articulação no Semiárido, da série chamada Diz aí Juventude Rural.Essa série tem o objetivo de divulgar experiências de juventude rural espalhadas pelo Nordeste, em estados como Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará e Bahia.

Os jovens baianos são acompanhados pelo Movimento de Organização Comunitária e participam de grupos empreendedores que trabalham com produção de alimentos e reciclagem de papel. As jovens do município de Retirolândia Lucineuma  e Cristiele  fazem parte do grupo de produção de mulheres Prosperar, que trabalha com beneficiamento da mandioca, produzindo farinha, beijus, e sequilhos. Já os jovens do município de Queimadas, Raildo e Janete participam de uma cooperativa que fabrica e reclica papel a partir do Sisal, a Cooperjovens. São iniciativas que fortalecem o protagonismo do jovem rural e que contribuem, para a melhoria da qualidade de vida no campo.


Diz aí- A série Diz aí Juventude Rural é formada por três episódios de cerca de nove minutos cada, que abordam temas como agricultura familiar, meio ambiente, biodiversidade, comunicação e cultura. As exibições públicas estão sendo realizadas nas comunidades onde foram gravados os episódios em parceira com a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura e Cipó Comunicação Interativa. No dia 25 de outubro a exibição acontece na comunidade de Gregório, em Queimadas, às 18h e no dia 26 de outubro
a exibição será na comunidade do Bastião, em Retirolândia, às 15h.  Posteriormente os vídeos serão exibidos no Jornal Futura e ficarão disponíveis no site:http://dizaijuventude.blogspot.com/

Para os jovens que protagonizam os episódios a iniciativa é importante porque mostra que é possível o jovem ter uma vida digna permanecendo campo, valorizando as suas comunidades, seu povo e sua cultura.  Mostra que no sertão tem tudo que o jovem necessita e que é preciso acreditar no potencial dessa região e da sua gente.

 





DOWNLOAD DO ANEXO