Jovens dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe participam do IV Intercâmbio da Juventude Rural

21/09/2012

Entre os dias 21 e 29 de setembro acontece na cidade de Tibagi no Paraná a terceira etapa do IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Promovido pelo Instituto Souza Cruz e organizações sociais, o intercâmbio tem o objetivo reunir jovens de diferentes localidades do Brasil para trocarem experiências sobre ações voltadas para a juventude e empreendedorismo rural.

Nesta terceira etapa os jovens vão conhecer a experiência do CEDEJOR e as ações de juventudes realizadas no Paraná. Três jovens que fazem parte do Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural na Bahia (PEJR), executado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) estão entre o grupo que vai viajar para o Paraná, e participar do intercâmbio. São eles: Adriano Cavalcante, Rafaela de Jesus e Teodoro da Silva Rios, dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Eles fazem parte da segunda turma do PEJR e estão cheios de expectativas para participar do intercâmbio. Teodoro e Rafaela vão sair de casa pela primeira vez e estão ansiosos para conhecer as experiências dos jovens do Paraná.

Para eles será uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos , trocarem experiências sobre juventude, agroecologia, agricultura familiar e empreendedorismo rural.  Os intercambistas ficarão hospedados nas propriedades de agricultores familiares e vão participar uma programação que abrange o aprendizado de técnicas agrícolas locais, visitas a assentamentos e comunidades quilombolas, entre outras atividades.

Para Adriano Cavalcanti do município de Quijingue, conhecer as experiências de outros jovens é importante, porque são outras realidades, outras ações desenvovidas. “É importante participar, conhecer outros contextos e ver se eles se aplicam e tem viabilidade para região semiárida”, conclui.

Rafaela afirma que será um momento para os jovens trocarem conhecimentos sobre as formações do PEJR e a metodologia aplicada. Conhecer histórias de vida e como os jovens tornam-se protagonistas de suas histórias e as pessoas tem a sua vida transformada. Ela se considera um exemplo de transformação a partir da sua participação no PEJR. “Participar do PEJR mudou a minha vida, minha relação com a minha comunidade, minha família, especialmente com a minha mãe”, disse.

Após essa terceira fase, o IV Intercâmbio da Juventude Rural ainda terá mais duas etapas: de 20 a 26 de outubro na Arcafar/Sul no Sudeste do Paraná e de 24 a 30 de novembro no Serta na Zona da Mata de Pernambuco.


DOWNLOAD DO ANEXO