Crianças produzem peças de comunicação sobre o semiárido

21/06/2012

Buscando fortalecer a comunicação enquanto um direito, discutindo o acesso, a democratização dos meios e refletindo sobre os conteúdos midiáticos, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), através de ações que utilizam a metodologia de educomunicação realiza com crianças de municípios do semiárido oficinas para a produção de materiais de comunicação.

As oficinas são realizadas por integrantes da equipe de comunicação da entidade e reúnem crianças de comunidades rurais para a elaboração de peças de comunicação como: jornal-mural, fotografia fanzine e programas de rádio. As crianças participam de todo o processo de produção e são elas que pautam os assuntos, sempre relacionados ao contexto do semiárido e dos direitos das crianças e adolescentes

Temas como agricultura familiar, cultura, acesso á água, alimentação saudável, educação, direito ao esporte e ao lazer são freqüentes abordados nas peças produzidas. A seca que atinge a região, também é assunto presente nas notícias, fotos e desenhos.

Juntas as crianças discutem quais os assuntos mais repercutidos na comunidade e no município e o que é interessante para virar notícia.Elas refletem também sobre a abordagem negativa do semiárido, feita pela maioria dos meios de comunicação e a partir disso, produzem  suas notícias valorizando os elementos presentes nesse contexto .

Pequenos comunicadores- No último dia 19 de junho, houve uma oficina sobre jornal-mural no município de Araci. Cerca de 20 crianças estiveram reunidas discutindo e produzindo as peças de comunicação. Elas pautaram os assuntos atuais das suas comunidades e do município e elaboraram jornais-murais bem criativos e informativos. De uma maneira prazerosa as crianças refletiram sobre comunicação e fizeram materiais que expressam o dia-a-dia e a relidade do campo e do semiárido.

Para Cristiano Santos, da comunidade de Tapuio, a atividade foi bastante interessante. De uma forma simples  foi possível aprender mais sobre comunicação  e também como produzir um jornal-mural. “Aprendemos  como é importante se comunicar, ficar informado  e saber sobre o que acontece  em nossa volta”, afirmou.
    
As próximas oficinas vão acontecer até o mês de julho nos municípios de Riachão do Jacuípe, Quijingue, Ichu e conceição do Coité.


DOWNLOAD DO ANEXO