Visitas e troca de experiências marcam o dia de Intercâmbio entre crianças do semiárido baiano

01/06/2012

Um momento de trocar experiências, conhecer pessoas e visitar espaços, é assim que crianças das escolas do campo onde são desenvolvidas ações do projeto CAT e Baú de Leitura vivenciaram o dia do Encontro Intermunicipal de Intercâmbio e Troca de Saberes entre Crianças e Adolescente do semiárido na última segunda-feira (28), na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Cerca de 40 crianças dos municípios de Serrinha, Ichu, Valente, Araci, Nova Fátima e Quijingue estiveram participando acompanhadas de professores e coordenadores dos projetos. A manhã do evento foi marcada pela apresentação de cada delegação dos municípios trazendo produtos e expressões que representam a cultura local, como a dança, a poesia, cartazes, e músicas.

O grupo também participou de um breve diálogo sobre a metodologia de Educomunicação e visitou alguns espaços da universidade como a Biblioteca Central Julieta Carteado e o Serpentário, local onde são criadas algumas espécies de animais como répteis e anfíbios. Os estudantes ouviram orientações sobre os cuidados que se deve ter em caso de contato com animais peçonhentos e durante a tarde conheceram o Museu Parque do Saber, onde visitaram a exposição fotográfica “E o tempo levou” e assistiram um filme sobre o funcionamento do corpo humano.

Para a educadora Normandia Ferreira Lima do município de Ichu o intercâmbio foi um momento muito bom e as crianças aproveitaram bastante o dia, trocando experiências e curtindo todos os momentos. Foi um dia bastante descontraído que elas puderam interagir bastante umas com as outras, conhecer alguns aspectos do ambiente acadêmico, alguns campus da universidade e as instalações do museu. “São momentos como esses que permitem novos conhecimentos e novas reflexões”, afirmou.


 


DOWNLOAD DO ANEXO