Parceiros por um Sertão Justo apresentam ações para 2012

03/05/2012

Para apresentar as ações que serão executadas nas comunidades do Projeto Parceiros por um Sertão Justo no ano de 2012 foi realizado no dia 25 de abril no auditório da Funasa em Serrinha, o Seminário Anual de Apresentação das Atividades. O evento reuniu educadores, crianças representantes de movimentos sociais e técnicos do Movimento de Organização Comunitária (MOC) para apresentar as ações que serão realizadas pelo projeto nas áreas de educação do campo, gênero, agricultura familiar, água e segurança alimentar e comunicação.

Entre algumas das atividades , estão previstas para serem realizadas formações e intercâmbios com agricultores familiares, com foco na assistência técnica agroecológica, na convivência com o semiárido, no acesso ao crédito e aos mercados institucionais. Haverá também  assessoria permanente às comunidades rurais para apoiar o processo de acesso e uso da água entre as famílias, visitas técnicas para eventos e reuniões de educação contextualizada, oficinas com crianças e adolescentes sobre a produção de mídia em sala de aula utilizando a metodologia de educomunicação, dias lúdicos com crianças e adolescentes, acompanhamento  ao grupos de produção de mulheres, entre outras.

Para a professora Maria José Cavalcante do município de Quijingue, o seminário de apresentação foi um momento importante para todos conhecerem melhor quais as ações do projeto e como elas serão executadas nas comunidades. “É importante para todos conhecerem melhor o trabalho e ver como todas as ações juntas, promovem transformações nas comunidades”, afirmou.

Ainda durante o seminário de apresentação de atividades do Projeto Parceiros por um sertão Justo, foi realizado com os adultos e as crianças presentes uma discussão sobre o processo eleitoral 2012 e o voto enquanto um direito de todos e um exercício da cidadania. Os participantes elencaram quais são as principais características que um governante deve ter, e a importância de conhecer bem todos os candidatos e as suas propostas.

As crianças participaram de uma oficina que simulou o processo eleitoral, e juntas realizaram uma votação com direito a título de eleitor, urna e duas candidatas a prefeitas. Dividiram-se em dois grupos e escolheram duas chapas com propostas diferentes. Dentre as propostas das candidatas, destacaram-se ações que garantiam os direitos das crianças e dos adolescentes, no campo da saúde, educação, esporte, lazer, alimentação saudável, comunicação e moradia.

Ao final, foi escolhida a candidata que mais agradou ao eleitorado e que mais propôs ações direcionadas as crianças e aos adolescentes.
A oficina foi um momento bastante descontraído, que promoveu nas crianças a discussão sobre a importância do voto, da escolha do representante certo e sobre o direito de votar enquanto um exercício da cidadania. A atividade teve o objetivo de despertar nas crianças uma consciência crítica a respeito do processo eleitoral e dizer como elas podem contribuir, no sentido de conversar e debater com os pais e com as comunidades quais são as propostas e o perfil dos candidatos. Mapear as demandas das comunidades e assim escolherem juntos representantes que possam exercer os seus cargos com dignidade e transparência.

Para a educadora Jacira Oliveira de Riachão do Jacuípe, é importante pautar e debater temáticas como política e exercício da cidadania nas comunidades, tanto com adultos, como com crianças. Para ela, essas discussões enriquecem o debate e também ajudam no trabalho em sala de aula. “Todos ficam mais atentos ao que acontece no município e na comunidade’, concluiu.






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