Municípios do semiárido baiano celebram o Dia Internacional da Mulher

07/03/2012

Durante o mês de março, especialmente no dia 08, o mundo inteiro celebra e presta homenagens as mulheres.  Esta data foi determinada como o Dia Internacional da Mulher, para homenagear mulheres operárias que foram vítimas de violência no ano de 1857 em Nova Iorque. No dia 08 de março deste ano, operárias de uma fábrica de tecidos decidiram fazer uma greve para reivindicar melhores salários e melhores condições de trabalho. Elas ocuparam a fábrica reivindicando sobre redução de carga horária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho), equiparação de salários com os homes (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


Tal manifestação feita por essas operárias foi reprimida com absurda violência e desumanidade. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e morreram carbonizadas. Aproximadamente 130 trabalhadoras foram vítimas de violência por reivindicar os seus direitos e melhores condições de trabalho. Então, no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decido que o dia 08 de março passaria a ser o Dia Internacional de Mulher  em homenagem as operárias que morreram em 1857 em Nova Iorque. Porém, somente no ano de 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou e reconheceu através de um decreto essa data. O objetivo dessa data não se resume em apenas relembrar os fatos de 1857 e simplesmente homenagear as mulheres com festas e comemorações. O objetivo maior desta data é mostrar a luta das mulheres e a sua importância na sociedade atual.


São mulheres do mundo inteiro que celebram o dia 08 de março, enquanto um momento de luta e de conquistas. No semiárido baiano não é diferente. As mulheres sertanejas se reúnem durante esta data para pautar atividades e também fazer novas reivindicações e celebrar as conquistas alcançadas. Alguns municípios como Retirolândia, Araci, Conceição do Coité e Teofilândia estão com programação definida, com diversas atividades dedicadas as mulheres.


No município de Retirolândia haverá um Seminário sobre a valorização feminina na política. Maria Vandalva técnica do Movimento de Organização Comunitária (MOC) vai participar ajudando as mulheres a refletirem sobre o tema. Segundo ela, é importante as mulheres debaterem sobre política, especialmente sobre o contexto onde estão inseridas. “Elas precisam ocupar mais os espaços de poder e os cargos políticos, para fazer parte das políticas públicas”, afirma.


Ainda segundo Vandalva, é fundamental aproveitar estes espaços para pautar as propostas elaboradas durante as Conferências de Mulheres em 2011. Utilizar os materiais encaminhados nas conferências e inseri-los nos planos plurianual e na gestão política dos municípios. “Fazer com que as propostas e as demandas que surgiram nas conferências, sejam realmente aplicadas pelos municípios, pelos gestores e que não fiquem apenas no papel”, completa.


Em Araci, será realizada uma Feira das Mulheres e o dia será repleto de apresentações culturais e atividades envolvendo as mulheres do município, como palestras sobre saúde da mulher e comercialização de produtos da agricultura familiar. Haverá também uma passeata e um momento de entrega das propostas que as mulheres construíram durante a conferência municipal de mulheres. Lídia Maria de Araújo Lima, coordenadora do Movimento de Mulheres de Araci e também uma das organizadoras do evento diz que está com grande expectativa para a realização das atividades. Segundo ela, será uma ação conjunta do movimento de mulheres , da prefeitura e também de outras entidades com o objetivo de valorizar e envolver todas as mulheres do município.


Lídia afirma também que as propostas das conferências serão entregues a prefeita, como forma de reforçar ainda mais a demanda das mulheres e fazer com que realmente as políticas públicas sejam aplicadas. Uma dessas propostas, fruto da conferência de mulheres é a respeito da distribuição dos recursos municipais destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo ela, os grupos de produção de mulheres ainda não são contemplados pela compra do PNAE e a busca das mulheres de Araci é justamente a inserção nesse processo, de forma a fortalecer o trabalho dos grupos, a economia solidária, a geração de renda e o comércio justo.


Além de Retirolândia, Araci, Conceição do Coité e Teofilândia, outros municípios  como Serrinha  e Cícero Dantas também estão realizando atividades com as mulheres no decorrer do mês de março como oficinas sobre as relações de gênero, valorização e autonomia feminina. Nos dias 24 e 25 de março acontecerá em Cícero Dantas o Encontro do Comitê Territorial de Mulheres .




DOWNLOAD DO ANEXO