Audiência Pública em Santaluz mobiliza Território do Sisal por políticas ambientais e convivência com o Semiárido

15/09/2025
Audiência Pública em Santaluz mobiliza Território do Sisal por políticas ambientais e convivência com o Semiárido

No último dia 15 de setembro, Santaluz, no Território do Sisal, se tornou ponto de encontro para agricultores e agricultoras familiares, sindicatos, associações comunitárias, cooperativas, representantes da sociedade civil e gestores públicos. A cidade sediou uma Audiência Pública sobre Políticas Ambientais, momento marcado por diálogo, escuta ativa e construção coletiva em torno dos desafios e soluções ambientais do Semiárido baiano.

O clima foi de mobilização e propósito. Entre as pautas centrais, ganharam força temas como segurança hídrica, saneamento rural, recuperação de áreas degradadas, preservação do bioma Caatinga e o enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas, realidade cada vez mais presente na vida das comunidades rurais.

“Não dá mais para negligenciar essa temática. É preciso que cada sujeito, do poder público à sociedade civil, faça sua parte em favor da convivência com o Semiárido, preservação do bioma e desenvolvimento de ações práticas que garantam qualidade de vida na região”, destacou Edisvânio Nascimento, presidente do Movimento de Organização Comunitária (MOC), reforçando o compromisso histórico da entidade com a agroecologia e o fortalecimento da agricultura familiar.


Encaminhamentos que apontam futuro

 

Da escuta aos encaminhamentos, o encontro deixou uma agenda concreta para os próximos meses. Entre as decisões pactuadas, estão:

Criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir e propor medidas locais em defesa do meio ambiente;

Inclusão, no Plano Plurianual (PPA), de recursos destinados à construção de cisternas, ao saneamento rural e à proteção de áreas nativas;

Adoção de ações práticas já reconhecidas e validadas pelas comunidades, como limpeza e construção de aguadas, manutenção de viveiros de mudas nativas e fortalecimento de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido.

A audiência Pública se consolidou como um movimento político e social que reafirma o papel das comunidades rurais na defesa do território, da Caatinga e de modos de vida sustentáveis.

O Território do Sisal segue mostrando que cuidar do Semiárido é uma construção diária coletiva, diversa e necessária. 

A audiência é uma ação do projeto “Agenda 2030 no Semiárido Baiano”, realizado pelo MOC e IRPAA, com apoio da Horizont3000 — organização não governamental austríaca de cooperação para o desenvolvimento — e financiado por fundos da Comissão Europeia, Sei So Frei Graz, DKA e da Cooperação Austríaca/Austrian Development Agency (ADA).