Experiência da Rede de Produtoras da Bahia será veiculada em programa de televisão

24/01/2012

Na semana do dia 16 de janeiro uma equipe do programa Globo Rural, visitou a Bahia para conhecer as experiências dos grupos de produção filiados a Rede de Produtoras da Bahia (RPB). A equipe visitou comunidades rurais dos municípios de Santa Luz e Conceição do Coité e teve a oportunidade de ver na prática o trabalho das mulheres na fabricação produtos de artesanato, polpas de frutas, beijus e sequilhos.

Na comunidade de Miranda em Santa Luz, as mulheres trabalham no corte do sisal e assim, ajudam a aumentar a renda de suas famílias. Elas participam de todo o processo da colheita do sisal e também fabricam peças de artesanato como carteiras, bolsas e tapetes. Através do grupo de produção Mulheres de Fibra, elas também produzem sequilhos, beijus e polpas de frutas. É um trabalho cooperativista e solidário que inclusive, tem o apoio da família, maridos e filhos.

Valmira Lopes de Souza , é uma dessas mulheres, que está no grupo desde a sua fundação. Já fazem sete anos que ela e as outras companheiras estão nessa caminhada e para ela é uma satisfação poder divulgar o trabalho para uma equipe de televisão. Para Valmira, participar do grupo tem permitido a ela conhecer e trocar experiências com outras pessoas e outras entidades. “ Fazer parte do grupo me permite, fazer coisas, que eu jamais imaginei fazer na vida, como: viajar e conhecer outras experiências relacionadas a mulheres e ao cooperativismo. É uma alegria, poder mostrar que a gente existe, mostrar o nosso trabalho para o Brasil; isso prova o quanto somos mulheres fortes e importantes”, afirmou.

Ainda em Santa Luz, a equipe de reportagem pôde visitar e colher entrevistas e depoimentos na comunidade de Várzea da Pedra. Nessa comunidade, existe o grupo de produção Mulheres Tecendo Arte e Sabor, que também trabalha com produção de artesanato, alimentação e polpas de frutas. A experiência que foi pautada pela equipe de reportagem foi a fabricação de polpas de frutas. As mulheres mostraram como vivem no dia-a-dia, suas dificuldades e como o trabalho coletivo tem ajudado a desenvolver a comunidade. Elas colhem frutas da estação para produzir polpas de frutas, que assim como outros produtos são comercializados nas feiras da região e também fornecidas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Também para comercializar os produtos fabricados pelos grupos de produção filiados a Rede de Produtoras da Bahia, existe na sede da cidade de Santa Luz uma loja que reúne diversos produtos de artesanato, alimentação e da agricultura familiar. A Loja conta com produtos dos onze grupos de produção do município e simboliza uma vitória para as mulheres. Para Valmira, é mais um sonho que se concretiza, graças a o trabalho e a luta das mulheres. “Mostra, que somos capazes de superar as dificuldades e que juntas podemos transformar nossas vidas”, completou .

No município de Conceição do Coité foi visitada a comunidade de Onça e o trabalho que as mulheres realizam para a fabricação de beijus. Desde a colheita e o processamento da mandioca, até a produção da farinha, goma e também o beiju recheado.

A reportagem com os grupos de produção filiados a Rede de Produtoras da Bahia deverá ir ao ar durante o mês de março, pois estão sendo reprisados alguns  episódios do ano de 2011 e a programação só voltará ao normal, com novas matérias a partir do mês de março.


DOWNLOAD DO ANEXO