Programa de Emprededorismo Rural seleciona jovens para a nova etapa

05/01/2012

O Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) já selecionou os jovens que vão fazer parte da nova turma da Bahia e iniciará as atividades a partir do mês de fevereiro. A turma será composta por 36 jovens dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, com idade entre 16 e 29 anos e todos estão inseridos em movimentos sociais e organizações juvenis.

A formação da nova turma vai ter como objetivos trabalhar a consciência política nos jovens, mecanismos para a inserção no mercado de trabalho, a articulação juvenil e a construção de projetos empreendedores coletivos. Os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre as temáticas de agricultura familiar, empreendedorismo, cooperativismo e também discutir a inserção da juventude nas políticas públicas governamentais.

Além destas temáticas, o PEJR vai trabalhar também sobre a importância da comunicação, e como esta ferramenta se configura em um direito, que contribui para fortalecer as articulações juvenis. Estão previstas para serem realizadas em 2012, formações sobre comunicação, destacando aspectos da comunicação comunitária e também a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação e das redes sociais. O objetivo é despertar os jovens para a utilização destas ferramentas de comunicação e mostrar como eles podem se comunicar em rede, interagindo com outros atores e também dando maior visibilidade as ações que são executadas nos seus territórios.

Outra novidade, será também a discussão sobre o conceito do “novo rural” e o papel do agricultor/a familiar, enquanto um agente empreendedor em potencial.  Mostrar aos jovens que eles, através de seus projetos e de suas ações são capazes de interferir na realidade, de forma transformadora e sustentável.

Givaldo Souza, Coordenador de projetos voltados para a Juventude do MOC e educador da turma do PEJR afirma que as expectativas são as melhores possíveis para o trabalho com os jovens. Segundo ele,  o PEJR na Bahia está ampliando para o território da Bacia do Jacuípe e  isto é reflexo de trabalhos anteriores e também da aceitação das comunidades, dos jovens e das entidades parceiras. “ Queremos expandir as atividades, conquistar parcerias e principalmente trabalhar e fortalecer  a formação política nos jovens”, completou.

Ainda segundo Givaldo, no ano de 2012 também serão realizadas formações e discussões sobre saúde e sexualidade. Ele afirma que foi observado que a maioria dos jovens tem informação sobre a prevenção de doenças e gravidez, porém não estão sensibilizados com a importância de cuidar da saúde na fase da juventude. “O Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural, pretende fortalecer as ações da juventude tanto no campo profissional, como no pessoal, empoderando os jovens para construírem suas próprias histórias”, finaliza.
 


DOWNLOAD DO ANEXO