MOC marca presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

02/10/2025
MOC marca presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

Depois de 10 anos, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres reuniu, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, mulheres de todas as regiões do Brasil. O encontro aconteceu em um momento marcado pela reconstrução democrática e pelo fortalecimento das políticas públicas, com o objetivo de afirmar direitos e ampliar a participação feminina nas decisões nacionais.



O Movimento de Organização Comunitária (MOC) marcou presença em todas as etapas do processo; municipais, territoriais, estadual e conferências livres, e integrou a delegação da Bahia, que contou com mais de 300 mulheres. O tema central foi “Mais igualdade e mais conquistas para todas”, reforçando a importância de pensar e organizar políticas públicas capazes de redesenhar a vida das mulheres brasileiras.

Em sua fala, Selma Glória, coordenadora do Programa de Gênero, Geração e Igualdade Racial (PGGIR) do MOC, destacou a relevância desse processo coletivo.

“Estamos aqui nesse momento, depois de passar por um processo de resistência e continuamos resistindo. Para chegar até aqui, realizamos etapas municipais, conferências livres, conferências territoriais e a conferência estadual de política para as mulheres na Bahia. Agora estamos nessa confluência de mulheres de todo o Brasil, para pensar e organizar políticas públicas que redesenhem a nossa história. Estamos reescrevendo uma nova página da história das mulheres deste país: uma história de resistência e de luta. Nós do MOC estamos aqui para que as mulheres tenham mais direitos, mais inclusão, por um país mais justo e democrático. Nada seria possível sem a participação das mulheres. Estamos juntas nesse processo coletivo de força, construindo uma nova história, por mais dignidade para todas nós.”


Além de Selma Glória, representaram o MOC na delegação baiana:
Maria Luzia, técnica do Programa de Fortalecimento da Economia Popular e Solidária;
Alzenir Ferreira de Souza, quilombola da comunidade de Maracujá (Conceição do Coité) e beneficiária do projeto “Elas à Frente dos Quilombos”, apoiado pela SPM e acompanhado pelo MOC.

A participação do MOC reafirma seu compromisso com a luta por igualdade, inclusão e justiça social, fortalecendo a presença das mulheres na construção de políticas públicas que garantam mais conquistas e dignidade para todas.


Reportagem: Alan Suzarte e Dandara Barreto
Fotografia: Paulo Marcos