Mulheres aperfeiçoam comercialização da produção caseira

26/11/2004

Para este Natal, as mulheres da Rede de Produtoras da Bahia lançaram uma iniciativa inovadora para a comercialização de seus produtos. Acabaram de criar a Cesta de Natal, contendo doces, geléias, licores, balas e outras delícias da culinária caseira, tudo reunido numa cesta artesanal, feita de sisal.

As mulheres da Rede de Produtoras da Bahia acabam de lançar uma iniciativa capaz de impulsionar a comercialização dos seus produtos. Para este Natal, prepararam uma cesta de produtos da agricultura familiar, contendo doces, geléias, licores, balas e outras delícias da culinária caseira. Todos os produtos são 100% naturais e produzidos pelas próprias mulheres com ingredientes provenientes da agricultura familiar. A própria cesta é feita de sisal e inclui também guardanapos de tecido e cartões de natal produzidos artesanalmente.

Com sua mais recente iniciativa no campo da comercialização, a Rede de Produtoras predente aumentar a contribuição que a venda dos produtos caseiros vem dando para os orçamentos familiares. "Hoje, muitas mulheres que não tinham nenhuma renda antes, já conseguem contribuir para o sustento da família. Beneficiando os produtos da zona rural para tirar um sustento tem-se mostrado um bom caminho para evitar que as mulheres tenham que ir para a cidade trabalhar", afirma Patrícia Ferreira, coordenadora-secretária da Rede de Produtoras da Bahia.

No final de outubro, representantes da Rede de Produtoras participaram do Terra Madre, um encontro mundial entre as comunidades do alimento, em Turim, na Itália, de onde voltaram com muitos novos contatos do mundo inteiro, elogios pela qualidade de seus produtos e propostas de intercâmbio de receitas e técnicas de produção e comercialização. O Terra Madre contou com a participação de 5.000 produtores e produtoras representando 1.200 comunidades de todos os continentes e que praticam modelos sustentáveis de produção e distribuição do alimento, nos moldes da agricultura familiar. A experiência baiana, com destaque para as cocadas, as geléias de frutas e os beijus despertou interesse especial entre representantes de comunidades africanas que queriam saber mais sobre as técnicas de beneficiamento usadas na produção dos beijus, já que a mandioca é um dos produtos principais em países como Quénia. Na ocasião, foi lançado um livro que reúne as histórias de todas as comunidades presentes no evento, entre elas a da Rede de Produtoras da Bahia.

Sobre a Rede de Produtoras da Bahia
A Rede de Produtoras da Bahia é uma articulação de 13 empreendimentos solidários formados exclusivamente por mulheres. Elas atuam nas áreas urbanas e rurais de 9 municípios do interor do estado: Alagoinhas, Araci, Conceição do Coité, Feira de Santana, Retirolândia, São Domingos, Teofilândia e Valente. Com o fortalecimento da Rede de Produtoras da Bahia, o MOC visa contribuir no empoderamento político, social e econômico dessas mulheres, pois as experiências mostraram que a geração de renda merece uma atenção especial, já que a partir dela as mulheres conseguem adquirir independência finaneira e maior autonomia nas suas decisões. As produtoras da Rede atuam nas áreas de alimentação e artesanato. Enquanto os grupos da área alimentar valorizam os produtos da agricultura familiar e a riqueza da culinária regional, a cultura local e o respeito à natureza são os diferenciais do artesanato.