Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional mobiliza cerca de 2 mil pessoas

08/11/2011

Começou ontem (07) de novembro e continua até quinta-feira no Centro de Convenções em Salvador, a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece em um momento relevante na longa mobilização social pelo direito humano à alimentação adequada e saudável e pela soberania e segurança alimentar e nutricional no Brasil.

Além dos avanços já obtidos em razão de firme decisão política e intensa participação social, a alimentação foi incluída, em fevereiro de 2010, entre os direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal. Por este motivo, a frase “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” foi escolhida como lema da 4ª Conferência, tornando-a um grande momento de celebração do compromisso de governos e sociedade com a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Participam da conferência, cerca de 2 mil pessoas, entre representantes do governo,  integrantes da sociedade civil e convidados nacionais e internacionais. A etapa nacional está pautando as propostas que foram encaminhadas pelos segmentos municipais, estaduais e territoriais.

Uma dessas propostas é a implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.O Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi aderido e divulgado ontem por representantes da presidência, governadores e membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

O Plano é um documento que foi elaborado de acordo as demandas de todos os estados do país, para a formulação e implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Será o instrumento que vai dar subsídio para que as ações de segurança alimentar e nutricional sejam inseridas em políticas públicas e sejam efetivadas na prática.

A programação está bastante diversificada com apresentação de painéis, oficinas e atividades integradoras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), educação alimentar e nutricional nas políticas públicas, agroecologia, agricultura familiar, as relações entre mudanças climáticas e segurança alimentar e nutricional, entre outras temáticas.

Naidison Quintela Baptista , coordenador executivo da da Articulação do Semiárido (ASA) e secretário executivo do Movimento de Organização Comunitária (MOC) participa da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional,  ministrando uma oficina sobre Produção de Alimentos e a importância a segurança e soberania alimentar no semiárido brasileiro.


DOWNLOAD DO ANEXO