Crianças e adolescentes do semiárido trocam saberes

14/10/2011

Cerca de 45 crianças e adolescentes de comunidades rurais de sete municípios do semiárido baiano vão participar no dia 21 de outubro na Universidade Estadual de Feira de Santana do I Intercâmbio de Saberes de Crianças e Adolescentes do Semiárido. Organizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a universidade, o evento tem o objetivo de reunir as crianças e adolescentes para promover a troca de experiências entre os municípios, através de atividades de integração envolvendo as diversas temáticas: cultura, meio ambiente e comunicação.

As crianças e adolescentes são dos municípios de: Araci, Valente, Nova Fátima, Ichu, Quijingue, Retirolândia e Nordestina e fazem parte do Projeto Conhecer, Analisar e Transformar (CAT), que busca trabalhar a prática da educação contextualizada, valorizando a vida e a realidade do campo.

A programação do intercâmbio conta com diversas atividades lúdicas, divertidas e oficinas temáticas sobre comunicação, pátios ecológicos e jogos e brincadeiras. As oficinas buscam envolver os indicadores de aprendizagem presentes na ficha metodológica do projeto e avaliar os seus resultados.

A oficina de educomunicação será realizada pela equipe de Comunicação do MOC e vai abordar como a comunicação contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Como esta ferramenta ajuda no desempenho escolar e pode ser aplicada nas diversas disciplinas de uma forma agradável e prazerosa. As crianças e adolescentes terão a oportunidade de desenvolver peças e atividades de comunicação e expressão e trocar saberes sobre as suas comunidades, sua cultura e como é ser criança e adolescente no semiárido baiano.

Ainda integrando a  programação do intercâmbio, haverá também rodas de contação de histórias e as crianças e adolescentes farão uma visita ao Museu Parque do Saber.


DOWNLOAD DO ANEXO