Conferência de Mulheres de Quijingue supera expectativas

05/10/2011

Como forma de desencadear o debate sobre as políticas públicas de gênero e identificar as demandas propostas pelas mulheres, estão acontecendo em todos os estados do país Conferências de Políticas Públicas de Mulheres. Quase todos os municípios baianos já realizaram e as propostas agora seguem para serem levadas as etapas: territorial, estadual e nacional.

Localizado no semiárido baiano o município de Quijingue realizou a conferência de mulheres no último dia 29 de setembro no Salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e superando as expectativas reuniu quase 200 mulheres. Com o tema: “A mulher quijinguense avançando na afirmação de direitos e construção da igualdade de gênero”, a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Mulheres teve a participação de diversas lideranças femininas locais, representantes de movimentos sociais e sociedade civil.

Através da análise da realidade social, econômica, política e cultural do município, as mulheres identificaram os desafios para a construção da igualdade de gênero, para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania pelas mulheres. Discutindo as temáticas: comunicação e cultura, autonomia feminina, saúde, educação e violência contra a mulher surgiram diversas propostas para serem encaminhadas às outras etapas das conferências e que também vão contribuir para a o aprimoramento das ações e políticas públicas durante a construção do Plano Municipal de Mulheres.

Para a moradora Elza Ferreira a conferência foi uma oportunidade para as mulheres conhecerem melhor os seus direitos e sugerirem propostas significativas que promovam transformações e melhorias em todo o município. “O evento teve a participação significativa das mulheres do município, da sede e das comunidades rurais. Isso permitiu debater as diversas demandas e a elaboração conjunta das propostas”, afirmou.

Entre algumas das propostas encaminhadas durante a Conferência Municipal de Políticas Públicas de Mulheres de Quijingue destacaram-se: a necessidade de um melhor atendimento de saúde para as mulheres e a implantação de uma delegacia de mulheres no município com autoridades participativas e atuantes.

A Conferência Territorial de Mulheres dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão será realizada nos dia 20 e 21 de outubro na Fundação Senhor dos Passos em Feira de Santana


DOWNLOAD DO ANEXO