Seminário discute educação do campo e contemporaneidade

23/09/2011

Acontece de 22 a 24 de setembro no Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador, o II Seminário Educação do Campo e Contemporaneidade: mudança, afirmação e desafios. Uma iniciativa do grupo de Pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade da universidade, o evento busca promover o encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar pesquisas e experiências, além de aprofundar o debate sobre educação do campo e contemporaneidade a partir das temáticas: Educação do Campo, Memória e Diversidade dos povos do campo e educação e Movimentos Sociais do Campo.  

A equipe de Educação do Campo do Movimento de Organização Comunitária (MOC) participa do seminário apresentando a sua experiência e o seu trabalho de promoção da educação contextualizada realizado no semiárido baiano através de projetos como o Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura. Ações que são desenvolvidas junto a alunos e educadores, que tem o objetivo de fortalecer a educação do campo e valorizar o contexto histórico, social a identidade e a cultura das pessoas do semiárido. O trabalho consiste em abordar aspectos do semiárido como a agricultura familiar, agroecologia, preservação do meio ambiente e acesso à água, de forma a valorizar as características da região e promover uma educação do campo que realmente possa estar contextualizada com atividades e as características da região.

O II Seminário Educação do Campo e Contemporaneidade apresenta experiências de educação do campo no âmbito nacional, em estados como: Ceará, Paraíba, Sergipe, Pernambuco e São Paulo. O objetivo é reunir diversas representações e mostrar a importância da contextualização da educação do campo e a efetivação dela enquanto uma política pública nas diversas localidades do país. O evento destaca também o papel e as conquistas dos movimentos sociais neste processo.

Para Zhara Leite, técnica do MOC, o seminário está sendo uma boa oportunidade para trocar experiências. “Traz diversas representações da educação do campo no país e isso fortalece as discussões de torná-la uma política pública a nível nacional”, afirmou.

No dia 24 de setembro haverá uma mesa redonda sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais- relatos e experiências. Vera Maria Carneiro, técnica do MOC, irá participar apresentando a sua experiência relatada no artigo: Educação do Campo Contextualizada no Semiárido – “O Movimento de Organização Comunitária (MOC). Para ter acesso ao artigo pelo link:
http://www.moc.org.br/pub_art.php


DOWNLOAD DO ANEXO