Território do Sisal realiza Feira da Agricultura Familiar

25/08/2011


Começa amanhã e vai até domingo dia 28 de agosto no município de Santa Luz o Seminário de Educação do Campo e a Feira da Agricultura Familiar do Território do Sisal. Com o lema: “Construindo Desenvolvimento Sustentável”, o evento terá uma programação bastante diversificada com lançamento de materiais e discussão de questões sobre organização social, políticas públicas e cooperativismo.

Uma realização da Fatres, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Universidade do Estado da Bahia, o evento tem o apoio do Governo do Estado, Superitendência da Agricultura Familiar e faz parcerias com entidades da sociedade civil, Movimento de Organização Comunitária (MOC), Arco Sertão, Codes Sisal e Fundação Apaeb.

Durante os três dias estão previstas oficinas sobre habitação rural, transição agroecológica, desenvolvimento sustentável e solidário, cidadania, organização social, palestras, painéis temáticos sobre políticas públicas da agricultura familiar, exposição de animais, leilões, comercialização de produtos e apresentações culturais.

Com o objetivo sensibilizar representantes da sociedade civil sobre a importância da educação do campo na construção do desenvolvimento sustentável do território e debater sobre o histórico da educação do campo e o fortalecimento da agricultura familiar, a coordenadora do Programa de Educação do Campo do MOC, Vera Carneiro, irá ministrar durante o evento uma oficina sobre as relações entre a educação do campo, a agricultura familiar e o movimento sindical.

Segundo Vera, será uma oportunidade para identificar quais são as dificuldades para a realização de ações e de acompanhamento dos sindicatos e da sociedade civil com a educação do campo, e também um momento para a sociedade civil apresentar e construir propostas para as diretrizes operacionais da educação do campo do Estado da Bahia. “O principal objetivo é justamente envolver a comunidade para a construção de políticas públicas de educação do campo, de forma a valorizar a agricultura familiar e oferecer oportunidades as pessoas que vivem e trabalham no campo:agricultores (as), jovens e lideranças sindicais”, completou.

Loja de Mulheres e Caderno de Experiências- Também durante o espaço da feira, a Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Santa Luz vai inaugurar no dia 26 de agosto uma loja para comercializar produtos oriundos da agricultura familiar, dos 14 grupos de produção que são filiados à Rede de Produtoras da Bahia e também fazem parte da associação. Entre os produtos que serão vendidos na loja, destacam-se peças de artesanato em sisal, palha, cipó e tecido, além gêneros alimentícios como doces, sequilhos, beijus e geléias.

Uma cartilha apresentando as experiências dos grupos de produção que integram à Rede de Produtoras da Bahia e são assessorados pelo MOC através das ações e do trabalho do Projeto Mãos que Trabalham apoiado pelo Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania será também lançada, com o objetivo de sistematizar o trabalho dos empreendimentos solidários que trabalham com a produção de alimentos e artesanato e mostrar a importância da articulação e participação social das mulheres no processo de alcance do desenvolvimento rural sustentável.




DOWNLOAD DO ANEXO