Adolescentes do semiárido baiano discutem direitos, participação e cidadania

11/08/2011

O Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido promove o 1º Encontro Baiano A Voz dos Adolescentes do Semiárido, de 11 a 13 de agosto de 2011, na Pousada Central, em Feira de Santana.

A iniciativa será realizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Movimento de Organização Comunitária (MOC), o Instituto Simões Filho (ISF), a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), com o apoio do Grupo A Tarde e o Governo da Bahia.

O evento será voltado para 100 adolescentes de 14 a 17 anos, representantes de 50 municípios do Semiárido baiano, matriculados em escolas da rede pública de ensino, com histórico de participação em iniciativas voltadas para o exercício da cidadania, a exemplo de associações comunitárias, projetos e programas sociais, grêmios estudantis e conselhos setoriais.

O 1º Encontro Baiano A Voz dos Adolescentes do Semiárido tem o objetivo de envolver jovens lideranças no debate sobre caminhos para melhorar a vida da infância e adolescência no Semiárido, bem como estimular a formação, e/ou fortalecer a atuação, de grupos organizados de adolescentes, qualificando a participação das meninas e meninos em espaços de discussão sobre temas que afetam as suas vidas.

Programação - A agenda do encontro prevê exposições dialogadas sobre as necessidades e recomendações dos adolescentes do Semiárido para a garantia dos seus direitos; sobre a comunicação como um direito humano e estratégia de participação social; sobre o enfrentamento do trabalho infantil e a promoção do trabalho decente para os adolescentes.

As meninas e meninos também participarão de oficinas voltadas para a construção de peças de comunicação – programas de rádio, jornal mural, tirinhas e ensaios fotográficos. Eles ainda serão estimulados a apresentar boas práticas focadas na sua atuação como agentes de transformação social.

 


DOWNLOAD DO ANEXO