Lugar de jovem também é no campo!

05/08/2011

No município de Cansanção 07 jovens com idade entre 25 e 26 anos estão mostrando que com organização e força de vontade é possível permanecer no campo com dignidade, trabalho e renda.

No ano de 2006 o Movimento de Organização Comunitária (MOC), com o apoio do Instituto Aliança, desenvolveu o projeto Consórcio Social da Juventude Rural que tinha como objetivo ampliar as oportunidades de inserção de jovens do campo no mundo do trabalho.

Com orientações de como acessar o Pronaf Jovem, os jovens Elbi Fernandes, Alex Silva, Nilton Candeias, Roberto Simões, José Neto, Rodrigo Borges e José Alberto decidiram dar um novo rumo às suas vidas e criaram o Empreendimento Juvenil de Avicultura Caipira, na comunidade de Lagoa da Baixa. Com o recurso do Pronaf o grupo comprou aves e construiu um aviário. No entanto, ainda precisavam de equipamentos. Com a assessoria técnica do MOC os jovens elaboraram um projeto para a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) e conseguiram dinheiro para compra de máquinas para abate de frangos caipira.

Com doações das famílias e da comunidade o grupo conseguiu construir a própria sede. Atualmente eles comercializam 50 kg de carne de aves caipira para famílias da comunidade. Também fornecem por mês 300 kg de carne para duas escolas da rede estadual de ensino e recentemente firmaram um contrato com a Prefeitura Municipal de Cansanção para fornecerem mensalmente 310 kg de carne de aves caipira para as escolas municipais.

Um dos fundadores do empreendimento, Elbi Fernandes afirma que “o projeto permite que eu permaneça aqui no campo, na minha comunidade com renda, autonomia, sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento local e para que outros se insiram em oportunidade de geração de trabalho e renda no campo”.

De acordo com Elbi, que também coordena o Coletivo de Jovens, uma parte da renda está sendo investida na ampliação e reforma da sede e outra parte é dividida entre os integrantes, a maioria pais de família.
O trabalho do Empreendimento Juvenil de Avicultura Caipira de Cansanção foi uma das experiências selecionadas e que serão apresentadas durante a IV Jornada do Jovem Rural, que acontece de 23 a 26 de agosto na cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo.

 


DOWNLOAD DO ANEXO