O cooperativismo contribuindo com um país melhor

25/07/2011

Com o tema “Cooperativismo Solidário – desenvolvimento com inclusão social”, foi realizado no período de 19 a 21 de julho, no Hotel Bay Park, em Brasília, o III Congresso Nacional da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento reuniu mais de 600 pessoas de diversas regiões do Brasil.

A abertura do Congresso contou com as presenças de várias autoridades, entre elas, o ministro Gilberto carvalho da secretaria geral da presidência da república, que esteve representando a presidenta Dilma Roussef. O ministro destacou o papel da economia solidária para o combate a pobreza, dando oportunidade aos mais simples.

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence apontou a agricultura familiar, a economia solidária e o cooperativismo como pilares centrais “do novo modelo transformador que vem sendo implementado nos últimos anos no Brasil”.

Comissão de Juventude - O segundo dia do evento foi marcado por oficinas temáticas que debateram o fortalecimento do cooperativismo solidário em diversas áreas. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a Agencia Mandacaru estiveram participando do evento e tiveram um papel estratégico no debate de juventude na UNICAFES.

Como encaminhamento da oficina de juventude foi criada uma comissão formada por representantes dos estados da Bahia, Pernambuco e Paraná. De acordo com Marivaldo Almeida, secretário de jovens da Unicafes Bahia e membro da comissão, o desafio agora é preparar a juventude para assembléia geral da Unicafes que será realizada ainda este ano na qual deverá ser criada a Secretaria de Juventude.

Para o coordenador de Juventude do MOC, Givaldo Souza, a criação da secretaria de juventude representa um avanço para a juventude rural brasileira, que está organizada em empreendimentos econômicos solidários e grupos de produção. “Agora a juventude terá mais um espaço a nível nacional pra debater políticas públicas. Ressalto que a partir de agora o MOC tem que abraçar e potencializar a causa da juventude cooperativista, inclusive ajudando no processo de constituição do coletivo estadual, em parceria com Marivaldo Almeida, secretário de jovens da Unicafes Bahia”.

Nova diretoria – O III Congresso da Unicafes foi finalizado com eleição e da nova diretoria. Depois de seis anos a frente da presidência da Unicafes Nacional, José Paulo Ferreira, que representava a Bahia e o Território do Sisal, disputou a vice-presidência com Bárbara Paz de Lima, de Pernambuco, que obteve a maioria dos votos.

Porém, o estado da Bahia continua representado na diretoria executiva com Célia Firmo, coordenadora pedagógica do MOC e eleita secretária de mulheres da Unicafes Nacional. “O desafio agora é articular as secretarias estaduais, principalmente a Região Norte que não tem um trabalho nessa área”, disse Célia.

A Secretaria Nacional de Mulheres terá ainda o papel de apoiar e fortalecer o trabalho que é realizado nos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. “Esses são os estados que estão mais articulados nesse campo. Para estimular e consolidar a criação das secretarias estaduais cada um desses estados terá um assessor de gênero”, ressalta.

A nova diretoria eleita durante o III Congresso é para o triênio 2011-2014.

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO