Conhecendo a realidade da segurança alimentar na Bahia

08/07/2011

Mais de 300 pessoas compareceram ontem à Universidade Estadual de Feira de Santana para participar da Conferência Interterritorial de Segurança Alimentar e Nutricional dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão. A conferência que teve início ontem, segue até o dia de hoje, com oficinas, discussões e encaminhamentos que serão levados à etapa estadual e também a nacional.

Todos os territórios da Bahia estão realizando as Conferências, e o objetivo é analisar os avanços, as ameaças e as perspectivas para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, para a promoção da soberania alimentar e apresentar ainda, elementos para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Conferência Interterritorial de Segurança Alimentar do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais e poder público e teve durante a mesa se abertura a participação de membros do Governo do Estado e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Para Gilca Moraes, integrante da Coordenação Estadual dos Territórios (CET), este ano é o ano das conferências e é preciso que todos percebam que segurança alimentar e alimentação saudável são temas que precisam ser tratados em todos os segmentos, a exemplo das questões de gênero, juventude, agricultura familiar entre outras áreas. Segundo ela, todos devem se envolver para que seja construído em conjunto o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “É o papel de todos enquanto cidadãos, pois todos precisam de alimentos, alimentos de qualidade para todos”, concluiu.

O Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um documento que será elaborado de acordo as demandas de todos os estados do país, para a formulação e implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Será o instrumento que vai dar subsídio para que as ações de segurança alimentar e nutricional sejam inseridas em políticas públicas e sejam efetivadas na prática.

Segundo Naidison Baptista, presidente do Consea Bahia, é importante destacar a forte participação das pessoas, das organizações e dos territórios nos processos de conferência. Todos os territórios estão debatendo sobre Segurança Alimentar e Nutricional, por isso deve-se pautar a dimensão onde todos e todas da Bahia e do Brasil tenham efetivado o direito a alimentação saudável e adequada. O objetivo das conferências é traçar um diagnóstico para identificar onde estão as populações que sofrem com a insegurança alimentar para dizer ao governo o que os territórios precisam. “As demandas precisam ser identificadas e inseridas na Política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. A Política tem que ser transformada em um Plano que deverá criar mecanismos para poder fazer concretas e efetivas as ações de segurança alimentar e nutricional em todo o país”, disse.






DOWNLOAD DO ANEXO