O MOC realizou o Seminário com o tema "Mulheres Negras em Marcha por reparação e bem viver"

01/08/2023
O MOC realizou o Seminário com o tema

O MOC juntamente com as organizações parceiras, realizou hoje (31), na UEFS, o Seminário "Mulheres negras em Marcha por reparação e bem viver". O Encontro Interterritorial em comemoração ao Julho das Pretas, contou com a participação de mulheres do Sisal e Portal do Sertão.

Um ato político necessário que visa fortalecer a articulação das mulheres negras para o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça e construção do Bem Viver nos territórios da Bahia.

Neste encontro foram discutidos temas que atravessam a vida das mulheres, sobretudo a saúde das mulheres negras, educação inclusiva e as ações afirmativas para as mulheres negras, protagonismo das Mulheres Negras em Territórios Quilombola, segurança alimentar na perspectiva agroecológica e autonomia econômica tendo em vista o compartilhamento de saberes ancestrais para a garantia do direito de re-existir.

 E para debater sobre esses temas, contou com a participação potente de mulheres como Selma Glória do PGGIR, Professora Evanilda Carvalho (Vice-Reitora da UEFS), Sandra Nívea (Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis), Karine Santos (Idealizadora do Wakanda Educação Empreendedora) e Renilda Cruz (Presidenta da AQCOMAQ). Na oportunidade, também aconteceu o painel “Mulheres negras rumo a Marcha das Margaridas para promover o bem viver’’, com a presença de Conceição Borges (MOC/SINTRAF) e Rozete (FETAG).

 O Seminário culminou o mês de luta e resistência das mulheres negras que deixaram suas marcas, pavimentaram esse chão e permitiu que continuássemos essa caminhada. É preciso construir caminhos viáveis para o fortalecimento e a participação das mulheres negras nos espaços de incidência e controle social das políticas públicas num constante enfrentamento ao racismo, sexismo e para a construção do Bem Viver.