MOC em parceria com a UEFS realizou seminário em Educação do Campo Contextualizada

11/04/2023
MOC em parceria com a UEFS realizou seminário em Educação do Campo Contextualizada

Nos dias 10 e 11 de abril foi realizado em Feira, o Seminário de Formação e troca de experiências em Educação do Campo Contextualizada com 17 municípios do Semiárido da Bahia, através da parceria entre o MOC e a UEFS.

O encontro contou com a participação de coordenações municipais e professoras/es da Educação/Escolas do Campo e representantes de entidades da sociedade civil. O evento teve o objetivo de avaliar e planejar as ações de Educação do Campo (Projetos CAT e Baú de Leitura) para o ano de 2023, observando os desafios e perspectivas a partir dos temas definidos e sistematizados na Ficha Pedagógica.

Durante os dois dias os participantes estudaram e dialogaram a partir das contribuições que a Profa. Nacelice Freitas da UEFS trouxe com mapas e estudos sobre desertificação, aridez e outras questões, bem como uma oficina de matemática contextualizada realizada pela orientadora educacional do MOC Bruna Pires.  Houve momentos de debates, vivências e dinâmicas realizados pela Equipe PECONTE do MOC: Bruna Pires, Vera Carneiro, Daiane Santos e Valdir Ferreira.

No último dia do encontro recebemos a visita de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que trocaram experiências.

A partir das avaliações e aprofundamentos de estudos com a temática da Ficha Pedagógica os municípios construíram suas ações para o ano de 2023, garantindo a participação da sociedade civil organizada.

Foi um momento importante de realimentar e recarregar as forças na caminhada por direitos, por uma Educação do Campo Contextualizada nos municípios de atuação.