Famílias de Barrocas são beneficiadas com repasse de animais

03/06/2011

No município de Barrocas 180 famílias de seis comunidades estão sendo beneficiadas com ações do projeto Parceiros do Sertão, desenvolvido pelo MOC com apoio da entidade internacional Heifer. Entre as ações apoiadas pelo projeto, está a criação e o fortalecimento de um fundo rotativo de animais que está estimulando a organização nas comunidades e possibilitando que os agricultores/as adquiram maior autonomia.

No ano de 2010 cerca de 30 famílias receberam três ovelhas e um carneiro para garantir melhoria na renda e na qualidade de vida através da criação de caprinos e ovinos. Com o nascimento das crias, chega um momento em que essas famílias tem que fazer o repasse dos animais para outras famílias. Esse processo é chamado de Partilha Solidária e movimentou a comunidade de Ouricuri no dia 02 de junho.

Morador da comunidade de Velho Domingo, o agricultor Zé de Lourinho relembra que no começo algumas famílias tinham resistência em participar do projeto. “O pessoal dizia como é que ia pegar três ovelhas e um carneiro e devolver com um ano e seis meses. Mas nesse tempo uma ovelha dá de duas a três crias, então a gente tem um bom resultado”, disse Seu Zé.

Orgulhoso, Seu Zé conta que na sua comunidade as famílias estão satisfeitas com o projeto e que ele chegou a ter 16 ovelhas a partir dos animais que recebeu. “A partir das três ovelhas e do carneiro eu consegui mais 16 ovelhas. Algumas morreram mais hoje, mesmo fazendo o repasse desses animais que recebi, eu estou com 10 ovelhas de lucro e para mim é uma alegria muito grande porque melhorou muito a renda”.

Quem também participou da Partilha Solidária foi o agricultor Paulo Gonçalves, da comunidade de Lagoa do Velho. Para ele, a família que receber os animais tem que saber cuidar para ter um bom lucro. “Estou feliz em repassar esses animais para outras pessoas. Hoje estou repassando quatro animais, mas, na minha casa ficaram sete. Sem contar que já vendi alguns e tirei um dinheirinho. Isso é muito bom pra gente”.

Estímulo à solidariedade – No evento que marcou a partilha solidária os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de assistir um vídeo sobre o fundo solidário. Após a exibição do filme os participantes debateram a importância do trabalho em comunidade e querem ampliar o fundo rotativo de animais em outras comunidades do município de Barrocas. Com os resultados do projeto Parceiros do Sertão, a Secretaria Municipal de Agricultura vai criar um fundo rotativo com o repasse de pintos.

Responsável por acompanhar algumas dessas famílias, o técnico agrícola Luiz Lisboa afirma que os resultados foram bem satisfatórios apesar de algumas dificuldades. “Os agricultores tiveram cerca de 50 a 60% de lucro depois do repasse, este é um número bom por ser uma experiência nova. Esperamos que as comunidades, os grupos assumam isto com mais responsabilidade”.

Representante da Heifer, Olga Matos, destacou a importância da Partilha Solidária para a entidade internacional. “A Heifer tem na partilha solidária um dos seus fundamentos principais. Quando a gente fala de partilha solidária a gente pode ter uma expressão muito forte no animal. Mas ela não se expressa apenas no animal por mais que ele seja importante para os nossos sistemas produtivos. A partilha se expressa também nos aprendizados, nas vivências. À medida que tenho a possibilidade de ter o animal, de acessar aquele conhecimento, eu me disponho a também contribuir com outra família”, finaliza Olga.


DOWNLOAD DO ANEXO