MOC realizou hoje sua Assembleia Geral Ordinária Virtual

11/04/2022
MOC realizou hoje sua Assembleia Geral Ordinária Virtual

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), realizou no dia 11 de abril sua Assembleia Geral Ordinária do ano de 2022, mais uma vez virtualmente pela plataforma Zoom, na qual reuniu todo o quadro Social do MOC, do seu Conselho Diretivo e Fiscal, da Coordenação Executiva e Colegiada e Colaboradores/as, seguindo sua pauta de convocação, como análise da prestação de contas do MOC no exercício de 2021, apresentação e Síntese do Relatório Anual 2021 e Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal, para o triênio 2022 a 2025.

A nossa mística de abertura contou com a participação de Keu Silva que abrilhantou este momento com a força e a luz da sua poesia. A Coordenadora Geral do MOC, Célia Firmo, fez a abertura dos trabalhos assim como saudação inicial, depois passou a palavra para o Presidente do MOC, José Jerônimo de Morais, que conduziu a Assembleia juntamente com Naidison Baptista.

Dando continuidade à Assembleia foi realizada a Prestação de Contas do MOC, pelo contador Gilberto Carlos de Oliveira, que passou o Balanço referente a 2021, trazendo em números os resultados do trabalho da instituição, fazendo ainda comparações há anos anteriores, nos quais tiveram números mais favoráveis referentes à captação de recursos públicos para execução dos projetos, devido à conjuntura política atual, que vem cortando diversas políticas públicas voltadas para o trabalho das organizações. Durante esse processo a Sra. Jussara Secondino  do Conselho Fiscal realizou a leitura do parecer do Conselho Fiscal.

Logo em seguida, a Coordenadora Geral do MOC Célia Firmo, apresentou os resultados das ações do MOC, a partir das áreas programáticas da instituição do ano de 2021, destacando os avanços como forma de transformação na vida dos sujeitos que fazem parte do contexto histórico e contribuem na história de 55 anos da entidade.

A apresentação foi basicamente o resumo das ações do MOC em 2021, elas são um testemunho vivo da ação de cada professor/a que efetiva em sua sala de aula a educação contextualizada; testemunho do dia a dia de cada agricultor/a que faz de sua propriedade um espaço de vida, e se juntam a outros/as para exercitar a agroecologia e a convivência com o semiárido; é testemunho das mulheres, jovens e outros sujeitos que, descobrindo seu lugar na vida, se articulam e tecem redes de lutas e de conquistas; testemunho do protagonismo de crianças e adolescentes que aprenderam a ler a realidade e buscar melhorias; testemunho das pessoas, homens e mulheres, que acreditando numa economia voltada para a vida e não para a morte, formam empreendimento de economia solidária, voltados não para a concentração, mas sim para a produção e a partilha de alimentos saudáveis e do bem viver coletivo. Vale ressaltar que cada resultado apresentado tem a marca do compromisso da equipe do MOC, tanto das equipes de campo, quanto daquelas que integra a Área de Desenvolvimento Institucional, que num ‘quase anonimato’ dão suporte efetivo e necessário aos processos.

Naidson Baptista  conduziu a votação para aprovação das contas, tendo êxito e aceitação dos sócios/as presentes. Logo depois, iniciou o processo para Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal, para o triênio 2022 a 2025. A votação aconteceu tendo aceitação de todos presentes com os novos nomes para o cargo. E logo depois iniciou o Ato de posse da nova diretoria e do Conselho Fiscal eleito para o triênio 2022 a 2025. De conformidade com o resultado da eleição ocorrida na Assembleia e do quanto previsto no Artigo 73 do seu Estatuto Social, tomam posse os membros eleitos: MARIA CONCEIÇÃO BORGES FERREIRA - Diretora Presidenta, TEREZINHA SANTOS SILVA - Diretora Secretário, HILDETE NEVES DE FARIAS – Diretora Financeira, EDISVÂNIO DO NASCIMENTO PEREIRA – Diretor de Relações Públicas e MARIA MARGARIDA DA SILVA FERREIRA SANTOS – Diretora Administrativa, para a Diretoria e também do Conselho Fiscal os Membros Efetivos JUSSARA SECONDINO DO NASCIMENTO, MARINEIDE DIAS DOS SANTOS e TEREZA ROCHA DE SOUZA, além dos membros suplentes  ADRIANA LIMA NASCIMENTO DE JESUS e TEREZINHA DE JESUS DE ALMEIDA.

Depois aconteceu o lançamento do novo layout da comunicação institucional, pela técnica Kivia Carneiro que apresentou o processo de mudanças (Boletim Informativo com seus novos formatos) e a exibição do vídeo para lançamento.

Encerramos a Assembleia Ordinária com uma linda homenagem para ao Professor José Jerônimo.  Nenhuma palavra seria capaz de externar a nossa gratidão há uma exuberância na sua capacidade de transmitir paz e segurança nas palavras. Agradecemos ao Professor por seu legado em nossa instituição durante todos esses anos, por caminhar conosco, insistindo e resistindo na construção de um Sertão Justo. Aprendemos na sua companhia, que ser tão justo, ser tão humano, ser tão generoso.