28 de janeiro: Dia do Combate ao Trabalho Escravo

28/01/2022
28 de janeiro: Dia do Combate ao Trabalho Escravo

28 de janeiro é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo! Uma data para reforçarmos que a prática é CRIME e grave violação dos direitos humanos. Na condição análoga à de escravo, a pessoa é submetida a trabalhos forçados ou jornada exaustiva e condições degradantes e tem sua liberdade restringida. 

A data foi criada em 2009 para homenagear Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em 28 de janeiro de 2004 durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG), episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí. Desde então a data marca um dia importante para o enfrentamento do trabalho escravo no Brasil, e sempre na semana do dia 28 de janeiro é realizada diversas atividades voltadas para a mobilização da sociedade, reflexão, debate e fomento de ações de prevenção e combate ao trabalho escravo moderno no Brasil.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 40 milhões de pessoas são vítimas do trabalho escravo contemporâneo no mundo. O Brasil, infelizmente, faz parte do comércio ilegal de trabalho escravo. É inadmissível que pessoas continuem sendo submetidas a tratamento tão cruel. Denuncie! Disque 100.

O MOC está atento e é sensível a todos os casos que envolvem a opressão e escravização do trabalhador.

Quem procura trabalho não pode encontrar escravidão.

#MOCPorUmSertãoJusto

#MOCRumoaos55Anos