Relatório de Atividades Anual do MOC 2018

25/10/2021

Tornamos público mais um relatório anual de atividades. Publicizamos, assim, nossos resultados, angustias em 2018 e perspectivas e esperanças em 2019. Tornamos público, deste modo, o que nos foi possível fazer e construir na perspectiva de tornar nossa região mais fraterna, justa e humana. Tornar um Sertão cada vez mais justo, nosso sonho e nosso compromisso.

Bem sabemos que aquilo que aqui apresentamos, se comparado ao oceano de injustiças, de destruições da natureza, de ódio, de busca de aniquilação dos mais pobres que presenciamos, se torna uma pequena gota de agua.

Sabemos, no entanto, que o apresentado é muito, porque resultado de nosso afeto, de nosso compromisso, da superação de nossos limites e da intransponível certeza de que a justiça e a fraternidade haverão de reinar no mundo. Essa certeza nos move.

Você, leitor, vai encontrar no relatório uma variedade de estilos, de modos de se expressar, de ler a vida, todos movidos pela construção do Sertão Justo. Optamos por deixar expressar-se a diversidade, pois ela representa o que somos. Patronizar seria matar a riqueza de nosso modo de ser.

Quando publicizamos nosso relatório, expressamos nosso agradecimento aqueles que acreditaram em nos, aqueles/as que nos financiaram e que, no Brasil e em várias partes do mundo, se juntam a nos na construção da justiça.

E expressamos, mais do que nunca, nosso compromisso com aqueles e aquelas que conosco, nos grupos de mulheres, nas escolas, nas comunidades, nos empreendimentos solidários, nos processos comunitários de comunicação, na vida do dia a dia, tornaram possível as construções e vitorias que aqui relatamos. Elas pertencem muito mais a eles e elas que a nos.

Porque acreditamos que o conhecimento se constrói na coletividade, ao expor nossos resultados e inquietudes, nós abrimos, de igual modo, as críticas, sugestões, analises de realidade e complementações que nos forem enviados/as. Sabemos que, ao acolhe-los, nos tornaremos melhores.

Na qualidade de Organização da Sociedade Civil, sabemos também que muitas outras organizações somam a nossa, suas gotas de agua e, assim, formaremos a chuva copiosa necessária ao crescimento da justiça.

Celia Santos Firmo

Coordenadora Geral