Vamos falar sobre pobreza menstrual?

14/10/2021
Vamos falar sobre pobreza menstrual?

O dia 28 de maio de 2021 foi registrado como o Dia Internacional da Dignidade Menstrual. De lá pra cá o tema pobreza menstrual percorre vários espaços para fortalecer o debate diante das desigualdades e violações de direitos que vivem meninas e mulheres no mundo.

A pobreza menstrual é a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento por parte das mulheres para cuidados envolvendo a própria menstruação. A condição afeta inúmeras meninas e mulheres em situação de pobreza e vulnerabilidade nos contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e informações sobre o funcionamento do próprio corpo. 

No Brasil, segundo o relatório lançado em 2021, pelo Fundo de População das Nações Unido (UNFPA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), resultados confirmam o descuido e falta de acesso aos direitos e aponta que, “713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e faltam a mais de 4 milhões itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas”, (brasil.un.org).

Diante disso, o MOC agrega o tema à campanha institucional: É Tempo de Cooperar – Solidariedade Por um Sertão Justo, criada com o propósito de somar esforços para atenuar a situação de vulnerabilidade alimentar, psicossocial e econômica no contexto da pandemia da COVID-19 e seus desastrosos efeitos na vida das populações rurais e das áreas periurbanas onde o MOC atua.

Assim, visualizando o cenário e compreendendo que a somente a solidariedade e a cooperação podem atenuar essas consequências, o MOC não apenas está recebendo doações para cestas básicas e produtos de higiene na campanha, mas também doações de absorventes contribuindo com condições dignas de higiene diante da realidade menstrual de meninas e mulheres. 

Seja solidário/a!

Doe na sede do MOC, na Rua Pontal, n°61 no Cruzeiro ou através da Conta do MOC Banco do Brasil

Agência - 0041-8 
Conta Corrente - 24257-8 
Pix 16.260.713/0001-24


Faça parte dessa rede de solidariedade!



Por: Kívia Carneiro – Setor de Comunicação do MOC