COOPERGIRO é lançado para fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária

13/10/2021
COOPERGIRO é lançado para fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária

Aconteceu hoje (13), em Feira de Santana no hotel IBIS, o Workshop de lançamento de Novas Soluções Financeiras voltadas para as cooperativas da Agricultura Familiar.  Como essa ação o governo do estado busca fortalecer o cooperativismo através de financiamento de capital de giro para agroindústria da agricultura familiar.

O Workshop, contou com a participação do Diretor da CAR, Sr. Diretor Wilson Dias, a diretora da ASCOOB COOPERAR Tamires Ferreira, a Diretora da UNICAFES/BA, Hilda Mercês e com Gerente Administrativo do COGEFUR Gelvane Santiago. Além de representantes Cooperativas da Agricultura familiares mais dinâmicas em seus processos de produção e acesso a mercado, representantes das cooperativas de crédito e entidades parceiras.



Em tempo, foram apresentados vídeos das agroindústrias COOPESABOR, COOAPIT e COOPATAN apoiados pelo Bahia Produtiva, como resultado que reforça e a importância desta parceria com as organizações ASCOOB/CRESOL e COOGEFUR para capital de giro junto às cooperativas de produção. Será aportado pela CAR, cerca de Um milhão e quatrocentos mil de fundo de apoio e custeio para o COGEFUR como avalista para às cooperativas acessarem o crédito para o capital de giro.

Gisleide Carneiro, coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) do MOC, falou sobre o momento. “O lançamento do COOPERGIRO pela ASCOOB/CRESOL para as Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, com fundo de Aval pelo COGEFUR, é a extremante importante, pois vai melhorar a vida financeira das cooperativas que muito necessitam do capital de giro para avanços do seu negócio, na ampliação na produção e no acesso a mercado”.



O evento foi uma promoção do Governo do Estado através da Secretária do Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através Bahia Produtiva.