MOC realiza encontro intermunicipal sobre autonomia das juventudes

04/10/2021
MOC realiza encontro intermunicipal sobre autonomia das juventudes

O setor de Juventudes, do MOC, realizou o encontro intermunicipal sobre autonomia das juventudes para o processo de auto-organização com o tema: JUVENTUDES - movimento, participação e organização, que aconteceu nos dias 01 e 02 de outubro, em Feira de Santana.


Os objetivos do encontro foram para proporcionar conexão entre jovens dos municípios para interação/integração, troca de vivências, saberes e anseios/sonhos. Aprofundar conhecimentos em volta da participação social e auto-organização, com olhar na motivação/incentivo para as juventudes nas suas realidades; Intercambiar experiências de jovens/grupos e construir proposta de ações a serem realizadas pelos/as jovens com vista na auto-organização em suas bases/realidades (comunidades/município).



Como convidado, Roberto Santos,
mestre em Educação de Jovens e Adultos / Consultor do Projeto Maleta Juventudes - Canal Futura dialogou acerca da participação social e auto-organização, com olhar na motivação/incentivo para as juventudes nas suas realidades, Luciéte Duarte Araújo, Mulher preta e Quilombola, professora de História e mestranda em Direitos Humanos pela UFPA, contribuiu acerca da protagonismo e autonomia das Juventudes, além de Rebeca Santos, estudante de psicologia da UEFS, que possibilitou ao encontro leveza e autocuidado.



Dentre outras ações as juventudes presentes puderam trocar
experiências de jovens/grupos (perspectivas e desafios) que se desenvolvem com autonomia, protagonismo e organização, com conquistas positivas em suas vidas a partir da:  1.Agroecologia - Produção de hortaliças (Michel Pamponet); 2.Organização – Grupo de jovens GJPA (Queliane Santiago); 3.Loja Literária - (Rúthila Araújo), 4. Economia coletiva e comunicação (Nilton e Erian MCP) e 5. Empreendedorismo - Gráfica Rocha Paper (Eldimar Rocha).



Houve também intervenções culturais/artísticas com m
úsica, poesia, cordel, causos, sarau e muita partilha de saberes.

O MOC realiza o encontro com apoio da ACTIONAID, KnH e TDH.









Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CKFhYIDISug


Por Kívia Carneiro
Setor de Comunicação do MOC