Comunidade de Nova Esperança, Ichu, realizou a 3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária

04/10/2021
Comunidade de Nova Esperança, Ichu, realizou a 3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária

A comunidade de Nova Esperança, município de Ichu, realizou a 3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária. Uma feira que apresentou a diversidade de produtos desde os orgânicos, aos artesanatos além e palestras e intervenções culturais.

Uma feira muito rica por sua diversidade ao compartilhar os saberes e sabores de agricultores/as e produtores e na sua relação com os visitantes/as e consumidores/as, além de mostrar a resistência, o fortalecimento e a valorização da agricultura familiar e economia solidária. 


Para Gisleide Oliveira, coordenadora do
Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), o MOC é uma entidade que sempre buscou organizar e articular os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e das Redes, na perspectiva da participação social. “Essa feira na comunidade de Nova Esperança, aqui em Ichu, só reacende nossas esperança lutar ainda mais por espaços de famílias agricultoras e EES, para que possam produzir ainda melhor e consigam escoar seus produtos fortalecendo assim o consumo saudável consciente para a população”, completa a coordenadora.


A técnica do MOC Zenaide, que também é moradora da comunidade e atual presidente do Centro São João de Deus, ressaltou a importância da feira para a comunidade. "Para nós técnicas, a realização da feira em ver nosso esforço e trabalho junto com as famílias agricultoras e com os empreendimentos é um resultado maravilhoso. Nesse momento é uma gratificação enorme. Nosso povo comercializando, usando a moeda solidária que criamos (o cachimbo), trocando experiências, saberes e comercializando seus produtos é muito rico e gratificante".

O MOC apoia e incentiva a realização de feiras agroecológicas como forma de fortalecer 
os espaços de comercialização solidária, atuando na perspectiva de uma economia justa, inclusiva e solidária, com consumo consciente articulados em redes e organizado nos processos de gestão, produção e comercialização, fortalecendo a convivência com o Semiárido.

3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária tem a realização do MOC, do Centro São João de Deus, da Associação Central de Cidadania, CESOL e Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE), com a poio da Companhia de Desenvolvimento Regional, (CAR) e ANATER. 



 

















Por: Kívia Carneiro

Setor de Comunicação do MOC

Fotos: Carla Captural e Equipe Técnica do MOC