Dia de Estudo sobre identidade e elações étnicos raciais nas escolas do campo do Semiárido

28/09/2021
Dia de Estudo sobre identidade e elações étnicos raciais nas escolas do campo do Semiárido

O Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), realizou nesta terça-feira (28), uma tarde de aprofundamento da metodologia do projeto Baú de Leitura sendo um dia de estudos sobre etnia, cultura, religiosidade e educação não sexista e não discriminatória e temas diversificados, tendo a participação de educadores/as das escolas do campo.
A atividade trouxe a explanação da Profa. Dra. Sandra Nívea Soares de Oliveira (UEFS) diante do tema Identidade e relações étnicos raciais nas escolas do campo do Semiárido – Por uma Educação Não Sexista e Antirracista, que de forma significativa para a relação da educação antirracisma na prática docente, como a mesma pode se reverberar em sala de aula e quais os elementos cruciais que precisam ser destacados nesse processo. Foi uma fala muito importante e escurecedora no sentido da autoanálise e das potencialidades que as escolas já possuem para disseminar cada vez mais práticas antirracistas. 

O objetivo desta atividade também foi avaliar e planejar o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Projeto Baú de Leitura observando as dimensões sociais do mesmo, fortalecendo identidade e ampliando a compreensão de relações étnico-raciais a partir da literatura contextualizada em tempos de pandemia.

Além de reconhecer e fortalecer a identidade de cada participante, enquanto leitura de mundo como constituição de um povo, uma cultura e um modo ser e agir, leitura de si mesmo e das pessoas; Avaliar e aprofundar estudos sobre relações étnicos raciais e como o Projeto Baú de Leitura pode contribuir para melhoria da aprendizagem das crianças, especialmente com leitura com letramento de uma educação antirracista.

O processo formativo seguiu a metodologia participativa da ação-reflexão-ação, por meio da qual foi realizado um diagnóstico com perguntas sobre a prática metodológica com o Baú de Leitura junto aos/as educadores/as.

F
oi realizada uma análise e aprofundamento, assim como foram dialogados os aspectos metodológicos das dimensões (artística, social e política) e dos motes (I- Identidade, II- Meio Ambiente, III- Cidadania), atravessando o tema das relações étnico-raciais a partir das questões de identidade, ancestralidade, racismo, pretagogia e outros elementos que necessitam ser discutidos e aprofundados no campo da formação.

 
A atividade foi realizada de forma virtual e transmitida pelo canal do Youtube do MOC, com acesso do link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=EAEKu8d8Sjg 


Por: Kívia Carneiro (Setor de Comunicação do MOC) e Ana Paula Duarte (PECONTE)