MOC com a apoio da Actionaid realiza a entrega do Bocapiu da Diversidade

16/08/2021
MOC com a apoio da Actionaid realiza a entrega do Bocapiu da Diversidade

Dinâmicas, risos, brincadeiras, bons sentimentos e muita troca de saberes caracterizam a oficina comunitária de leitura lúdica com crianças e adolescentes sobre igualdade de gênero, raça e diversidade. A atividade faz parte das ações atreladas ao Projeto Parceiros por um Sertão Justo, parceria entre o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a Actionaid.

Os municípios envolvidos no projeto receberam no mês de julho o Bocapiu da Diversidade, com livros da literatura infantil com objetivo de incentivar a leitura lúdica, dando ênfase aos temas de igualdade de gênero, raça e diversidade. Cada bocapiu está composto de 17 títulos e materiais didáticos necessários para a realização das oficinas. Durante o mês de julho foram realizadas duas oficinas através das jovens multiplicadoras que foram capacitadas para isso, totalizando 210 crianças e adolescentes sendo beneficiadas pelo projeto. As oficinas foram realizadas nos municípios de Araci, Conceição do Coité, Ichu, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Quijingue e Serrinha onde o projeto está inserido.

Segundo Selma Glória, Coordenadora do Programa de Gênero, Igualdade Racial (PGIR) do MOC, a construção de uma sociedade mais equitativa, um Sertão mais justo perpassa pelo (re) conhecimento dos marcadores de desigualdades que atravessam a vida das pessoas, de modo especial de crianças e adolescentes, mulheres e jovens.

“O Bocapiu da Diversidade é uma ferramenta pedagógica para trabalhar de maneira lúdica com crianças e adolescentes a partir das dimensões de gênero, raça e diversidade buscando contribuir para desconstrução de estereótipos e promover o empoderamento de meninos e meninas. Para isso, foi desenvolvido uma oficina de capacitação para que jovens multiplicadoras possam realizar oficinas com crianças e adolescentes nos município e comunidades de atuação do projeto”, ressaltou Selma.

O acervo de livros que compõe o Bocapiu foi selecionado cuidadosamente para trabalhar a leitura crítica e contextualizada através do Projeto Parceiros Por um Sertão Justo, de modo que possa interagir com famílias e escolas sobre a importância de apresentar de maneira didática e lúdica possibilidades de superação das desigualdades com o fortalecimento da autoestima de meninos e meninas do Semiárido. 

“O enfrentamento das desigualdades de gênero e raça é papel de toda sociedade e o MOC reafirma seu compromisso em somar esforços para proteção dos direitos de crianças e adolescentes, construindo cotidianamente um lugar melhor para se viver. Parafraseando Bell Hooks, “a educação como prática da liberdade é um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender”, frisou Selma.

 “Os livros trazem temas e histórias que representam alegria, conhecimento e contribui muito na construção social de algumas vidas. O bocapiu de leitura será importante para o fortalecimento dos vínculos e também estimula o gosto pela leitura das crianças e adolescentes da nosssa comunidade. Sendo assim, será mais uma ferramenta lúdica de aprendizagem e o mais importante é ter em mãos os livros para que todos tenham acesso a leitura, e também trabalhar com histórias que tratam de assuntos tão pertinentes sobre diversidade, gênero e raça”, ressaltou a jovem multiplicadora Valdice Souza.

A ActionAid Brasil, grande parceiro do MOC desde 2007, que comunga, abraça e acredita nas lutas para garantia de direitos humanos reafirma a resistência de persistir acreditando em um mundo sem pobreza, injustiça e racismo investindo na capacidade das pessoas de criar mudanças, para si mesmas e suas comunidades.

O MOC também comunga dessa luta contra o racismo, machismo e por uma sociedade justa livre das desigualdades sociais e na defesa pela garantia de direitos, igualdade de gênero e racial, assim como por um Sertão Justo.

 

Texto: Alan Suzart


Setor de Comunicação do MOC