Jovem assistido pelo MOC ganha concurso internacional de fotografia da ONU

22/05/2020
Jovem assistido pelo MOC ganha concurso internacional de fotografia da ONU

Michel Pamponet, da comunidade do Rose, do município de SantaLuz, venceu na categoria Concurso de fotografia, com o tema Juventude e Desenvolvimento Rural. Jovem multiplicador das ações de Juventudes Rurais do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Michel se engaja na luta por mais cultura, coletividade e direitos. Ele é um artista cheio de sensibilidade, também realiza pinturas e desenhos. Dessa vez, seus olhos tiraram foto com a ajuda da máquina fotográfica, registrando um momento simples e carregado das belezas do sertão.

O concurso de fotos, intitulado como “Juventude e Desenvolvimento Rural, foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que busca insumos sobre a atuação do/a jovem no meio rural e também para promover a participação dos jovens no desenvolvimento rural na América Latina e no Caribe. No total, dez fotos de diferentes autores (a) foram selecionadas e ficarão exibidas durante a cerimônia oficial, "Juventude Rural Inovadora". Além da viagem, os três principais vencedores terão a oportunidade de receber treinamento em comunicação digital.

O jovem, que está radiante com essa conquista de gigante representatividade para as juventudes rurais, afirmou que a sua inspiração foi "a força gigantesca que a juventude unida tem para cuidar do meio ambiente". E deixa um recado de motivação para as juventudes que permeiam esse país, em especial no semiárido baiano. “Falo para os/as jovens terem ousadia. Abraçar as oportunidades que aparecerem e apertar forte! E não ter medo de sonhar, de ir mais longe, desvendar novos horizontes. Ter fé em Deus e acreditar que tudo pode melhorar.  Acreditar que a juventude campesina também tem talento e que o campo pode proporcionar momentos e imagens lindas”, ressaltou Michel.

Existem muitas formas de expressão e a fotografia é talvez uma das mais poderosas, pois tem como princípio evidenciar um sentimento através da imagem, com essa fotografia, Michel eterniza sua arte e nos deixa o recado de que mesmo em tempos de pandemia, a arte existe e resiste porque só viver não basta. As juventudes do Semiárido se sentem lindamente representadas com essa conquista. Parabéns, Michel! É no Semiárido que a vida (e  a arte) pulsam!

Celebramos este prêmio e o MOC, aposta na juventude como grupo dinamizador das transformações, não só para a afirmação de uma identidade política da juventude rural do semiárido, mas como ferramenta de mobilização e controle social das políticas públicas. A juventude rural tem assumido um papel fundamental na construção do seu próprio protagonismo social.


Texto: Ana Paula Duarte e Alan Suzart

Foto: Michel Pamponet