Parceiros/as Por Um Sertão Justo amplia ações

21/03/2011

Em seu quarto ano de execução, o projeto Parceiros/as Por Um Sertão Justo amplia suas ações para o município de Nova Fátima. De acordo com Cleonice Oliveira, coordenadora do projeto, cinco comunidades do município serão contempladas, beneficiando 300 crianças e adolescentes. Uma reunião com o poder público e a sociedade civil do município já foi realizada para apresentação do projeto.

A previsão de Cleonice é retornar às comunidades no mês de abril para iniciar as inscrições e fazer fotos das crianças e adolescentes que farão parte do sistema de vínculos solidários.

Visita às comunidades – Ouvir as famílias e avaliar as ações do projeto. Esta tem sido a pauta das visitas que a equipe do Movimento de Organização Comunitária (MOC) está realizando nas comunidades cadastradas no sistema de vínculos. Cleonice Oliveira explica que até o mês de abril todas as 53 comunidades serão visitadas para conhecer a realidade e saber dos moradores o que é preciso melhorar através do Parceiros/as Por Um Sertão Justo.

“O que a gente percebe é que nem sempre chega pra gente o que se passa na realidade e nos encontros intermunicipais não vem todo mundo. Vem uma ou duas pessoas por comunidade e isto é muito pouco, você não escuta o conjunto e escutar o conjunto é muito importante. Então essas avaliações vão ocorrer antes do encontro intermunicipal que será realizado em abril”, disse a coordenadora.

Durante as visitas alguns pedidos tem ganhado destaque, como por exemplo, a realização de intercâmbios para troca de experiências entre as famílias e o incentivo à formação de grupos de produção. “Nós percebemos nas pessoas a vontade de trabalhar, de desenvolver algo através de um grupo. Vou me reunir com a equipe de Acesso à Mercado do MOC e ver o que podemos fazer para ajudar estas pessoas”, frisa.

Este ano o projeto traz uma novidade. Um/uma jovem por município receberá bolsa auxílio mensal para acompanhar as ações nas comunidades. Quando foi iniciado, o projeto tinha o apoio de jovens do Prosperar e atualmente conta com jovens do projeto Repensar, previsto para terminar em julho. “Um jovem por município não é o ideal, mas, vai melhorar muito a nossa atuação”, finaliza Cleonice Oliveira.
 
O projeto Parceiros/as Por Um Sertão Justo é desenvolvido pelo MOC com o apoio da organização Actionaid, e acompanha 1500 crianças e adolescentes de seis municípios da Região Sisaleira.

 


DOWNLOAD DO ANEXO