Artesanatos e produtos da agricultura familiar no Boulevard Shopping

16/03/2011

A vida de Martinha Machado de Oliveira, moradora da comunidade de São Domingos em Jaíba, distrito de Feira de Santana, passou a ser transformada e tornou-se diferente há oito anos atrás quando ela passou a fazer parte do grupo de produção Mulheres em Movimento.

Ela que antes, passava boa parte do seu tempo cuidando do lar, dos filhos e dos afazeres domésticos, jamais imaginou que um dia poderia estar em diferentes lugares, comercializando produtos e trocando experiências com outras pessoas.

Mas, foi a partir da união com mais seis mulheres que Martinha começou a ver que os sonhos e as mudanças são realmente possíveis. E no ano de 2003, começava a surgir um sonho coletivo, com o objetivo de melhorar a vida e gerar renda para famílias e mulheres da comunidade de São Domingos: um grupo de produção para produzir doces, biscoitos, temperos e polpas de frutas.

O grupo surgiu através de reuniões, conversas e do interesse de mulheres da comunidade em trabalhar e ter sua própria renda. Articuladas e unidas nos princípios da valorização feminina, da economia solidária e comércio justo as mulheres estão adquirindo a sua autonomia e garantem representatividade em espaços de poder e participação, a exemplo de fóruns, congressos e feiras.

EXPOMULHER 2011-Prova que esta organização de mulheres tem dado certo, é a realização da EXPOMULHER 2011, que acontece pelo segundo ano consecutivo em Feira de Santana. Trinta mulheres produtoras rurais dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, membros de grupos de produção que fazem parte da Rede de Produtoras da Bahia, estão expondo e comercializando os seus diversos produtos no período de 16 a 20 de março no Shopping Boulevard.

Para Martinha estar presente em um evento como este é ter o trabalho reconhecido.”Garante a oportunidade de divulgar e comercializar o trabalho para outras pessoas, além de proporcionar trocas de experiências e novos conhecimentos.”

A EXPOMULHER 2011 é uma realização da Unicafes Bahia, Rede de Produtoras da Bahia, Centro São João de Deus, Movimento de Mulheres e Arco Sertão, como o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Durante a feira as mulheres estarão expondo e comercializando os seus produtos, tais como: doces, bolos, biscoitos, artesanato em palha, sisal e mostrando um pouco do trabalho dos grupos de produção e como a organização produtiva de mulheres ajuda e fortalece a luta e o alcance das políticas públicas para as mulheres rurais. Grupos de Produção do Projeto Mãos que Trabalham executado pelo MOC, com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, também vão participar do espaço da feira apresentando e mostrando um pouco da sua produção.
 

 


DOWNLOAD DO ANEXO