20 de novembro – Dia da Consciência Negra

20/11/2019
20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. Uma data para fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

A data homenageia Zumbi, que desde seus seis anos de idade foi escravizado. Ele simbolizou a luta contra a escravidão e morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

Para o Movimento de Organização Comunitária (MOC), evidenciar este dia é fortalecer a luta pela igualdade e contribuir para o desenvolvimento, a inclusão sociopolítica, econômica e cultural, bem como o exercício da cidadania de populações comumente excluídas, povos e comunidades tradicionais, encampando temáticas emergentes e seus seguimentos.

Para isso o MOC, neste ano, em homenagem ao Dia da Consciência Negra traz a imagem de Marielle Franco, mulher preta e feminista que mostrou sua luta, força e resistência denunciando as mais diversas formas de desigualdade social dos negros e negras no Brasil.

 

“Não estamos aqui para ‘tacar’ pedra o tempo todo (...) ter este espaço, é garantia de que outro mundo de fato é possível”

Marielle Franco

 

 

Sobre Marielle Franco:

Uma socióloga e política brasileira, elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro para a Legislatura 2017-2020, com a quinta maior votação. Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos, e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade contra moradores de comunidades carentes. Em 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros.