Presidente Dilma Roussef conhece de perto experiência de grupos de mulheres produtoras do Território do Sisal

03/03/2011

Doze mulheres produtoras rurais, representantes do Território do Sisal, tiveram o prazer de no dia 01 de março participar em Irecê, da Mostra de Produtos da Economia Solidária e conhecer pessoalmente a presidente Dilma Roussef.

Em visita à Bahia, ressaltando-se que foi a sua primeira aparição pública depois de eleita, a presidente escolheu o estado para dar início às comemorações do mês de março e do dia Internacional da Mulher.

Entre secretários, ministros, prefeitos e aliados políticos Dilma circulou pela Mostra de Produtos e conheceu de perto a experiência e o trabalho de dezenas de mulheres que integram organizações produtivas de todo o estado da Bahia.

A presidente visitou os diversos stands apresentados na mostra e ficou encantada com toda a diversidade de produtos e o trabalho de articulação feminina, que contribui para o fortalecimento das mulheres rurais e também cria alternativas para a geração de emprego e renda. Ela visitou os stands que representavam o Território do Sisal e conheceu um pouco da experiência de grupos que trabalham com a produção de artesanato em sisal, tecido, produção de doces, biscoitos e beijus.

Para Rosinayre de Jesus Oliveira, moradora da comunidade do Canto em Serrinha e membro do grupo de Produção Arte Culinária de Serrinha, que trabalha com a produção de sequilhos, e geléias, participar da Mostra de Produtos foi um momento muito importante tanto para divulgar um pouco do trabalho que realiza, como também para intercambiar conhecimentos e experiências. “Foi uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho dos grupos de mulheres produtoras rurais e mostrar como a participação e a articulação feminina ajuda no acesso à políticas públicas e projetos”, afirmou.

Depois de visitar a Mostra, Dilma discursou para mais de três mil pessoas,e falou sobre suas propostas de governo que beneficiam as mulheres, tais como: o reajuste do bolsa- família, o acesso ao PRONAF mulher a juros zero e ainda, sobre o programa de documentação da trabalhadora rural.

A presidente deixou claro que no seu governo haverá uma boa negociação e participação dos movimentos sociais e que o elo entre governo e sociedade civil é válido justamente porque fortalece a implementação e o acesso das políticas públicas direcionadas principalmente as mulheres.





DOWNLOAD DO ANEXO