MOC presente na 7ª FEAFES

30/09/2019
MOC presente na 7ª FEAFES

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), participou da 7ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, do município de Retirolândia, que aconteceu entre os dias 27 à 29 de setembro. 

A feira que já vem tomando uma proporção a partir dos empreendimentos ligados a produção agroecológica tem todo apoio do MOC para concepção e realização. Desde o acompanhamento e assessoria técnica com famílias agricultoras, a realização de oficinas, seminários que agregam conhecimentos tornando a feira um espaço de vendas e de saberes.


As equipes dos Programas de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) e o Programa de Direitos Humanos (PDH) através do eixo de Crianças e Adolescentes, seminários, palestras e oficinas a cerca certificação da produção da agricultura familiar; Oficinas de Leitura Lúdica e Alimentação Saudável.

 

AGRICULTURA FAMILAIR E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Várias famílias agricultoras de comunidades do município de Retirolândia são assessoradas pelo MOC, mediante o projeto de ATER do Bahia Produtiva e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) do Estado.

Assim dentro da programação foram distribuídas cerca de 50 mil raquetes de palmas para 50 famílias agricultoras que participaram da palestra que trouxe esclarecimentos sobre o plantio de palma adensada que se utiliza de espaçamento entre fileiras e raquetes, menor que os normalmente adotados pelos criadores, obtendo-se com isso uma maior produção de forragem por área. Essa ação teve total parceria coma SUAF.

 

SEMINÁRIO DE CERTIFICAÇÃO

Durante a feira diversos representantes de entidades selecionadas na manifestação de interesse do projeto Bahia Produtiva, Agentes Comunitárias Rurais (ACR) e Agentes Comunitários de Apicultura (ACA) além de profissionais da Equipe técnica do MOC participaram do Seminário sobre Certificação da Produção da Agricultura Familiar.

A Coordenadora Geral do MOC, Célia Firmo, fez a mediação da mesa que teve as representações da CAR – Célia Dourado; ASA Bahia – Naidision Baptista; CONSEA Bahia – José Moacir dos Santos; Codes Sisal – Hilda Mercês, CESOL Osvaldo Júnior e do Assessor do Bahia Produtiva Martin Gastel. Fizeram falas sobre o panorama atual da Agricultura Familiar e seus Empreendimentos, bem como sobre a importância da certificação; Orientações sobre acesso aos registros necessários para a produção de origem Animal e Vegetal; Apresentação sobre Acesso e Funcionamento do Selo Arte e Selo de Identificação da Agricultura Familiar – SIPAF.

A contextualização do seminário trouxe reflexão aos seguintes conteúdos:  

Vigilância Sanitária - Alvará Sanitário e Alvará de Funcionamento dos Empreendimentos; Serviço de Inspeção Municipal – SIM; Serviço de Inspeção Estadual – Agencia de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia; Selo Arte; Selo de Identificação da Agricultura Familiar – SIPAF; Registro de Produtos de Origem Vegetal – Polpa de Frutas;  CAAF – Cadastro das Agroindústria da Agricultura Familiar.

 

OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E LEITURA LÚDICA

 

Crianças e Adolescentes assistidas pelas ações de vínculos ligadas/os ao projeto Crianças e Adolescentes: Retocando Vidas, Direitos e Sonhos no Semiárido, que tem o apoio da Kinder Not Hilfe – (KNH), também participaram da 7ª FEAFES.

A primeira oficina teve a participação das jovens multiplicadoras de vínculos que acompanharam e interagiram a partir da oficina de Leitura Lúdica junto a pedagoga Ana Paula Lima.

A oficina de Alimentação Saudável contou com a nutricionista do PEFEES, Laila Silva, que dialogou com as crianças sobre a diversidade de alimentos saudáveis, higienização de alimentos e de como as crianças precisam se alimentar bem. A oficina trouxe brincadeiras e muito conhecimento.

O MOC é parceiro da FEAFES desde quando iniciou, são sete anos fortalecendo as ações da agricultura familiar e da economia solidária promovendo conhecimento, participação social e desenvolvimento para o Semiárido.

 

 

Texto e Fotos: Kivia Carneiro

Comunicação MOC