Projeto vai potencializar empoderamento social e econômico para mulheres rurais

07/01/2011

O ano de 2011 começa com uma boa notícia para mulheres dos municípios de Serrinha, Araci e Riachão do Jacuípe. O Programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC) obteve aprovação de um projeto para potencializar a geração de renda e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários destes três municípios.

Com o apoio da entidade espanhola Manos Unidas o MOC irá executar o projeto no período de dois anos, com ações voltadas para os princípios da economia solidária, agroecologia, relações de gênero e comercialização. Ao todo serão assessorados nove empreendimentos econômicos solidários, sendo três em cada município, que são filiados a Rede de Produtoras da Bahia, e que já realizam um trabalho voltado para a fabricação de artesanato e produtos alimentícios como doces, bolos e biscoitos.

O porque da escolha destes municípios seguiu critérios que identificaram uma certa fragilidade e demanda de acompanhamento por parte dos grupos de produção. São grupos que estão em pleno processo de desenvolvimento e precisam de uma assessoria para fortalecer e dar continuidade as suas ações.

O projeto busca também, sensibilizar as mulheres sobre a importância da apresentação dos produtos, diversificação e construção de uma identidade visual própria, fortalecer o trabalho em rede na perspectiva de potencializar e expandir a comercialização com acesso a mercados locais e institucionais e fomentar o surgimento de práticas igualitárias de relações de gênero, bem como apoiar o acesso de políticas públicas de documentação pessoal e profissional.

Para Selma Glória técnica do MOC a principal expectativa é exatamente sobre o empoderamento econômico das mulheres rurais. “Espera-se que o projeto possa trazer mais autonomia, melhor qualidade de vida para as mulheres, visibilidade e qualidade para os produtos dos empreendimentos econômicos solidários.”, afirma.


DOWNLOAD DO ANEXO