Jovem assistida pelo MOC participa da XXVI Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

11/07/2019
Jovem assistida pelo MOC participa da XXVI Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

O Movimento de Organização Comunitária participa entre os dias 07 e 19 de julho, da XXVI Escola de Formação para Convivência com o Semiárido – Jovem (EFCSAJ), em Juazeiro, promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). O MOC está sendo representado pela jovem Maria Silva, da comunidade de Nova Esperança, do município de Ichu. Representantes da juventude da Bahia, Pernambuco, Piauí, participam desse espaço de formação que abordam as temáticas ligadas a Terra, Água e Clima, Produção, Educação, Gênero Comunicação dentre outros temas ligados aos Eixos de atuação do Irpaa. 

A escola conta com a participação de cerca de 30 jovens de várias regiões e municípios do Semiárido Brasileiro que estarão juntos durantes duas semanas. Vivências, palestras, atividades práticas, intercâmbios de experiências e diversas atividades que fazem parte deste momento de formação da juventude sobre a Convivência com o Semiárido. Essa formação tem o objetivo de contribuir na formação da militância, na perspectiva da promoção social da região. A proposta é receber jovens de comunidades rurais, que tenham idade entre 18 a 29 anos, com engajamento em suas comunidades. Os jovens participantes deverão levar todo conhecimento adquirido para as suas comunidades e firmar o compromisso de multiplicar essas ações. 

A jovem assistida pelo MOC, Maria Auriele (Ellen), destaca sobre a importância de participar desses espaços formativos. “Está sendo uma formação muito importante, pois nós jovens do campo que queremos continuar no meio rural precisamos conhecer a nossa região e ter estratégias de convivência com o semiárido e essa escola de formação de convivência com o semiárido do IRPAA traz isso, nos mostrando as diversas técnicas que podemos aplicar em nossas comunidades e nas propriedades, aproveitando o que já tem e inovando com outras atividades adaptáveis. Algumas atividades são nas áreas da agricultura e também de pecuária e por ser técnica em agropecuária já tinha vivenciado algumas das experiências, mas sempre tem algo novo a se aprender ou um processo mais acessível para nossa realidade aqui na escola de formação”, ressaltou Maria.

O IRPAA está promovendo essa formação com assuntos aprofundados baseados ao seguintes temas: História da formação política do Semiárido, direito à terra e território em tamanhos apropriados, produção sustentável e produtos potenciais para o Semiárido, relações de gênero e a construção de uma convivência digna baseada nos princípios da igualdade e equidade entre homens e mulheres, estudos bíblicos contextualizando a realidade do Semiárido Brasileiro, a terra sagrada descrita na Bíblia, Visita de campo, comunicação como direito humano e comunicação para Convivência com Semiárido, educação para a Convivência com Semiárido, educação popular e trabalho de base.

Estas capacitações ajudarão a fortalecer uma nova visão de desenvolvimento para o Semiárido Brasileiro. Essas ações fortalecem cada vez mais as organizações sociais, como o MOC e constroem a unidade da luta popular, ampliando o controle social e a defesa da Convivência com o Semiárido, através das juventudes.  

 

Texto: Alan Suzart

Comunicação MOC