Criatividade, conhecimento e imaginação com o trabalho de educação do campo

03/12/2010

No período de 01 a 03 de dezembro educadores, gestores municipais, membros da sociedade civil e do poder público estiveram presentes no Centro Diocesano, bairro Papagaio em Feira de Santana, para avaliar os avanços e o trabalho de Educação do Campo durante o ano de 2010.

O encontro foi uma ação do Programa de Educação do Campo do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e teve como objetivo fazer uma análise e um balanço das ações dos Projetos Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura. Participaram também representantes da UEFS, UNEB e do Núcleo de Educação do Campo da Secretaria de Educação do Estado.

Durante as discussões debateu-se a importância do envolvimento das comunidades nos processos de educação do campo a o papel das universidades enquanto mecanismos que ajudam a potencializar as ações e a permitir o intercâmbio de conhecimentos e saberes.

Para a professora Rita Brêda, membro do Departamento de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), para que a educação do campo se fortaleça efetivamente como uma política pública  é necessário que haja uma proximidade e um partilhar de experiências entre o ambiente acadêmico e as comunidades. “ A universidade e o campo devem se aproximar e trocar experiências, responder juntas às demandas de educação do campo.”, disse.

Teatro e Baú de Leitura fortalecem a educação do campo- Trabalhar a cidadania através da Leitura lúdica e contextualizada nas escolas do campo esse é um dos principais objetivos do Projeto Baú de Leitura, que há mais de 10 anos vem se consolidando e tendo a sua experiência afirmada e reconhecida. Prova disso são os alunos que foram oriundos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), participaram das formações do projeto e atualmente fazem parte de grupos de teatros e levam a magia da leitura para a realidade de outras crianças e adolescentes. Durante a Avaliação das Ações de Educação do Campo, alguns destes ex-alunos e também atuais alunos do Baú de Leitura, junto com educadores montaram um Circo, para apresentar como a leitura tem ajudado a despertar a criatividade e o conhecimento.

O Circo montado durante o evento apresentou danças e peças teatrais, produzidas pelos alunos e professores e mostrou como as ações do projeto tem ajudado a dinamizar e a fortalecer a educação do campo, bem como tem manifestado o interesse pela leitura nas crianças e adolescentes e o prazer de freqüentar a escola, como um ambiente lúdico que proporciona trabalhar a imaginação e também o aprendizado.


DOWNLOAD DO ANEXO