ActionAid Brasil 20 anos realizou encontro de parceiros que refletiu as estratégias para fortalecer sua presença no Brasil

ActionAid Brasil 20 anos realizou encontro de parceiros que refletiu as estratégias para fortalecer sua presença no Brasil

11/05/2019

A ActionAid Brasil, grande parceiro do Movimento de Organização Comunitária (MOC) desde 2007, que comunga, abraça e acredita nas lutas para garantia de direitos humanos, que corrobora através do projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo, realizou entre os dias 8 e 10 de maio, em Recife/PE, o Encontro de Parceiros 2019: “Estratégias para fortalecer a presença no Brasil”. No ano em que completa 20 anos de existência e histórias neste país, reafirma a resistência de persistir acreditando em um mundo sem pobreza e injustiça, investindo na capacidade das pessoas de criar mudanças, para si mesmas e suas comunidades.

 

Desse modo, o encontro contou com a presença de representantes de parceiros locais, bem como da ActionAid Brasil (equipes e Conselho) e ActionAid Internacional, além de convidados/as, o MOC participou por meio da técnica Selma Glória. E seguiu o propósito de atualizar a análise do contexto do Brasil do mundo, como repactuar os princípios políticos que orientam e as organizações realizadoras dos Programas Locais de Direitos (PLDs).

 

A atividade propôs ainda, fortalecer as capacidades das organizações e da própria ActionAid, para os processos de prestação de contas e mensuração dos resultados decorrentes da implementação dos PLDs e da Estratégia Atualizada para ação da ActionAid no Brasil, além de compartilhamento e aprimoramento das orientações e as estratégias elaboradas pela ActionAid Brasil para revisitar a sua presença pública e sua a narrativa e das organizações parceiras.

 

Assim, prosseguiu a programação intensa e muito produtiva, no primeiro dia aconteceu uma oficina de Interesse Estratégico, Plenária e Seminário da Análise do Contexto, como prestação de contas e gestão financeira da parceria, e sobre o comunicar dos impactos a partir das Histórias de Mudanças, com diálogos sobre Segurança para Defensores/as de Direitos e para as Organizações Parceiras. Com a colaboração de Jorge Romão (Coordenador da ActionAid Brasil), Cristina Buarque (Conselheira da ActionAid), escritora feminista e pesquisadora da Fundação Nabuco, Adriano Campolina (ActionAid Internacional) e Javier da ActionAid Europa e América Latina, teve também o posicionamento das organizações apoiadas pela ActionAid que estavam na mesa.

 

O segundo dia, teve a prestação de contas da presença da ActionAid no Brasil, e montagem da Feira e Exposição dos PLDs, ou seja, uma montagem com Instalação Pedagógica celebrativa dos 20 anos da ActionAid, com projeção de linha da vida, a partir de materiais levados pelas organizações e do acervo Institucional e das diversas áreas que compõem a ActionAid. O MOC levou diversos resultados da longa e exitosa caminhada que tem com a ActionAid, frutos esses que estão presentes em várias peças de comunicação, mas que mostra as ações e seus efeitos com histórias de mudanças de vidas.

 

Depois de organizar as amostras, seguiu-se para a consolidando de um olhar crítico sobre os Riscos do Atual Contexto Brasileiro, (panorama geral), apresentando a Matriz de Riscos consolidada pela Coordenação Estratégica, com posterior apreciação coletiva, e ainda atualizando a Estratégia da ActionAid para navegar no atual contexto. Além da apresentação de balanços, refletiu-se e preparou-se para o futuro com o portfólio ideal para fortalecer a sustentabilidade institucional, socializando o processo e dialogando com as organizações parceiras.

 

Na noite desse segundo dia, aconteceu um momento para confraternizar e celebrar a trajetória de 20 anos da ActionAid no Brasil.

 

E para dá continuidade ao encontro, o terceiro dia foi o momento de repactuar a parceria para fortalecer a presença da ActionAid no Brasil, por isso, aprimorou-se a mensuração de impactos e a prestação de contas, através de trabalho em grupos: por quê, pra quê e como prestar contas? Depois apresentação e debate sobre o conteúdo nos grupos.

 

Na apresentação da Plataforma de Monitoramento e Avaliação, com plano de implementação revisitou a presença pública da narrativa da ActionAid, explanando as orientações construídas pelo GT de Presença Pública, como ainda, aprimorando os conteúdos a partir do olhar das organizações parceiras por meio de trabalho em grupos formados por cada área, com socialização dos resultados.

 

Houve ainda, a projeção do engajamento público da ActionAid a partir das Campanhas, com apresentação das Campanhas: Cerrado; Divisão Justa do Trabalho Doméstico e Mulher e Trabalho, que foram apreciadas, consolidadas e aprimoradas em grupos, por Campanha.

 

E por fim, a agenda de encaminhamentos acordadas entre ActionAid e organizações parceiras, para consolidar o encontro e as ações vindouras, além de compartilhamentos dos aprendizados gerados durante o encontro que foram identificados e valorizados coletivamente.

 

ActionAid

 

“Somos uma organização internacional que trabalha por justiça social, igualdade de gênero e pelo fim da pobreza. Fomos fundados em 1972 e estamos presentes em 45 países, alcançando mais de 15 milhões de pessoas no mundo. No Brasil desde 1999, atuamos em mais de 2.4 mil comunidades e beneficiamos mais de 300 mil pessoas. Trabalhamos em parceria com comunidades e organizações locais em projetos de educação, agroecologia e clima, igualdade de gênero e participação e democracia, como resposta aos desafios apontados pelo novo contexto brasileiro”.


Conheça mais sobre a ActionAid  aqui: http://actionaid.org.br/


Por: Robervânia Cunha

Comunicação MOC