MOC realizou Seminário Territorial de Representantes dos Beneficiários do Bahia Produtiva em Santaluz

13/04/2019
MOC realizou Seminário Territorial de Representantes dos Beneficiários do Bahia Produtiva em Santaluz

Foi realizado em Santaluz, um Seminário Territorial de Representantes dos Beneficiários do Bahia Produtiva, nos dias 11 e 12 de abril, como parte das ações do projeto Bahia Produtiva, assistência técnica que faz acompanhamento para organizações produtivas da agricultura familiar e empreendimentos econômicos solidários, desenvolvida pelo Movimento de Organização Comunitária MOC, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo da Bahia. O Bahia Produtiva tem objetivo de investir na inclusão produtiva e acesso a mercados de agricultores/as baianos/as.

 

O encontro contou com a participação de representantes legais das Entidades, Agentes Comunitários Rurais (ACR’s), Agentes Comunitários de Apicultura (ACA’s), Técnicos/as do MOC e Técnicos/as da CAR. E caminhou à luz de propósitos com necessidades de serem respondidas, como: retomar os impactos, avanços e desafios na caminhada das entidades beneficiárias no ano I, bem como refletir sobre o compromisso e responsabilidade social enquanto princípio ético norteador do trabalho em parcerias, como ainda apresentar e discutir a proposta técnica do ano II, além de realizar planejamento das ações e serviços do ano II.  

 

Logo após, a abertura com mística de acolhimento e integração com a perspectiva de reapresentar as forças vivas parceiras do projeto, teve uma Mesa de Diálogo seguindo o tema Avanços e Desafios do ANO I, com a contribuição de Gisleide Carneiro (Coordenadora do Programa de Fortalecimentos de Empreendimentos e Econômicos Solidários PFEES/MOC), a técnica Renilda Santos (MOC/PFEES), Ivamberg Silva (técnico PFEES) e a veterinária Josimari (MOC/PFEES), além Célia Dourado (Bahia Produtiva/CAR) e outros integrantes da equipe do Bahia Produtiva pela CAR.

 

Depois dessa reflexão, em grupos foi montado um painel com os avanços e situações desafiadoras na caminhada de desenvolvimento das ações do projeto. Seguindo para abertura de debate sobre o que foi exposto. Posteriormente houve explanação sobre Tratamentos, Responsáveis e Prazos, como também dinâmica de reflexão sobre ética, compromisso e responsabilidade com os processos que move as parcerias interinstitucionais e constrói o mundo de justiça que se quer e se precisa.

 

No segundo dia de Seminário, foi iniciado com retrospectiva do dia anterior, com a ideia de colher/estocar aprendizagens para semear esperança, registrando as vivências e as trocas de saberes e socializando os conhecimentos adquiridos. Depois teve duas exposições dialogada, uma com apresentação da Proposta Técnica para o ANO II e seus componentes e outra com explicação e discussão da proposta técnica do ano II, gerando conexões, sinergias e desejos de ser parte e fazer parte desse processo.

 

Houve também o planejamento das ações e serviços do ano II (ferramentas e instrumentos necessários). Seguindo para encerramento com avaliação do seminário, com intuito de perceber se os objetivos foram alcançados conforme esperado. “O seminário foi muito produtivo, as temáticas atenderam as nossas expectativas, tiramos várias dúvidas e tenho certeza que o que foi passado para a gente agora, se gente colocar tudo certinho em prática o projeto Bahia produtiva vai andar e dando muito certo”, disse Josélia da Silva (ACR Nordestina).

 

E Para Ariane Eliente da Silva (ACA Monte Santo) foi muito boa e importante essa formação, que deu oportunidades de trocas de conhecimentos e novos aprendizados para levar para sua base.

 

 “Foi muito produtivo, a forma de trabalho dos dois dias, muito boa mesmo, e através dessa oportunidade a gente pôde expor nossas experiências e trocar conhecimentos com os outros conforme eles também estão vivendo nas comunidades deles. Estão de parabéns principalmente pela metodologia, que foi o ponto principal para conseguir tocar cada um/uma para que possa colocar em suas realidades”, destacou a beneficiaria Dalma Maria de Souza (Monte Santo).





Texto por: Robervânia Cunha

Programa de Comunicação do MOC