Coordenadores municipais do Projeto Baú de Leitura se reúnem em Feira de Santana

12/11/2010

Nos dias 11 e 12 de novembro acontece no Centro Diocesano, bairro Papagaio em Feira de Santana o III Encontro com Coordenadores Municipais do Projeto Baú de Leitura. O projeto é uma realização do Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia e abrange mais de 70 municípios do estado, buscando trabalhar a leitura lúdica e contextualizada para crianças e adolescentes e aprofundar a metolodogia de educação do campo com educadores de escolas rurais.

Participam do evento coordenadores municipais de 50 novos municípios onde o projeto atua, junto com integrantes do MOC e da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo é avaliar sobre o trabalho realizado durante o ano de 2010, os principais avanços e dificuldades e também as perspectivas para o trabalho em 2011.

Para a coordenadora do Baú de Leitura Ângela Maria Santos Carvalho no município de Jeremoabo o encontro está sendo importante pois está permitindo a troca e experiências e os coordenadores estão conhecendo como o projeto está sendo executado nos diversos municípios. Ela afirma que em Jeremoabo, em menos de um ano de atividades o Baú de Leitura tem obtido muita repercussão e sucesso.

Segundo ela, o projeto está sendo muito bem recebido pelos educadores, crianças e também pela comunidade. As famílias estão bastante participativas, e os alunos estão descobrindo e se encantando pelo hábito da leitura. “As crianças se reconhecem nos livros e nas histórias do Baú de Leitura, e além disso está havendo o resgate da cultura e das tradições. A comunidade está envolvida nas oficinas de contação de histórias, e começa-se a misturar música, zabumbeiros e apresentações teatrais.”, afirma

O projeto- O projeto foi desenvolvido com o apoio técnico e financeiro do UNICEF no Brasil. A iniciativa foi criada em 1999, na Bahia, com o objetivo de qualificar as atividades complementares à escola oferecidas para estudantes de 6 a 16 anos de idade atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nas chamadas Unidades da Jornada Ampliada. Com os bons resultados alcançados, ultrapassou as fronteiras do Estado: além de ser realizada em 96 municípios da Bahia, também acontece em 43 municípios do sertão sergipano, promovida pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), e em 18 municípios alagoanos, como parte das atividades de um novo Pontão de Cultura, em Palmeira dos Índios, coordenado pelo Movimento pró-Desenvolvimento Comunitário.

A experiência do Baú de Leitura, desenvolvida pelo MOC, foi uma das 20 experiências vencedoras da 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil, iniciativa do Governo Federal e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com empresas do setor privado.

 


DOWNLOAD DO ANEXO