Experiência do P1MC na Bahia recebe indicação a prêmio

25/10/2010

A Central Única das Favelas (CUFA), entidade com sede no estado do Rio de Janeiro criou o “PRÊMIO ANU 2010”  para chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano de 2010. Dentre os projetos indicados para concorrer ao prêmio, está a experiência que o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) desenvolve na Comunidade de Cajazeiras, no município de Conceição do Coité.


Nesta comunidade o programa contribuiu para mobilização política das famílias impulsionada pela luta ao acesso à água. A cisterna traz consigo esperança da água em quantidade, mas também em qualidade para beber e cozinhar, contudo, ela não supre a necessidade da água para produzir, da moradia, água para o uso doméstico, da educação contextualizada dentre outras questões de cunho social.

As mulheres passaram a perceber a importância da organização comunitária e iniciaram o processo de luta para alcançar outros projetos que contribuem para a sustentabilidade local. “É conquistando um sonho e começando a sonhar outro, porque assim todos nós ganhamos e melhoramos de vida”, afirma Anelci Souza da Silva, mais conhecida como Dona Florzinha da Comunidade de Cajazeiras, no município de Conceição do Coité.   

Prêmio ANU 2010 - A CUFA desenvolve seus projetos visando o fortalecimento da cidadania, trabalhando o social. O Prêmio Anu vem para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais.

A CUFA é uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.


DOWNLOAD DO ANEXO